Corinthians e Palmeiras se enfrentam hoje, às 21h30, na Néo Química Arena, no complemento da 9ª rodada do Paulistão. Os dois times terão força máxima.
No Corinthians, que é o mandante, a novidade é o retorno de Cássio. O goleiro foi cortado do empate sem gols com a Portuguesa, em Brasília, em razão de sintomas de virose. Carlos Miguel foi o titular.
O técnico Fernando Lázaro treinou bastante as bolas paradas defensivas, ponto forte do rival. O Verdão já balançou as redes adversárias 12 vezes em 8 jogos e tem um dos ataques mais positivo da competição.
Além da volta de Cássio, o treinador corintiano tem mais um importante reforço para o clássico. O lateral Fagner retorna ao time após cumprir suspensão automática. Liberado do departamento médico, o volante Maycon também está à disposição. No entanto, deve ser opção para o decorrer da partida.
Com 14 pontos e na liderança isolada do Grupo C, o Corinthians tenta uma reabilitação na competição, já que vem de derrota e empate. O último triunfo da equipe aconteceu no dia 5 de fevereiro, nos 2 a 0 sobre o Botafogo. Depois disso, o time caiu para o São Bernardo fora de casa (2 a 0) e na última rodada ficou no empate de 0 a 0 com a Lusa.
No Palmeiras, o jogo pode ser especial para Abel Ferreira. O treinador por comemorar sua centésima vitória pelo clube. O português já disputou quatro clássicos contra o Timão: venceu dois (2 x 0 na semifinal do Paulista de 2021 e 1 x 0 pelo 2° turno do Brasileirão de 2022), empatou 1 (2 x 2 pelo Paulista) e perdeu 1 (2 x 1 no Brasileirão de 2021).
O lateral Marcos Rocha, o zagueiro Murilo, os meias Gabriel Menino e Zé Rafael e o atacante Endrick voltam ao time. Eles foram poupados na vitória sobre o Água Santa por 1 a 0, domingo em Diadema.
Além de ser o primeiro colocado de seu grupo de forma isolada (20 pontos no Grupo D), o time também é o líder na classificação geral do torneio.
Curiosidades
São 17 confrontos na Néo Química Arena: sete vitórias do Corinthians, seis vitórias do Palmeiras e quatro empates.
O maior artilheiro corintiano no clássico é Cláudio, com 21 gols, seguido por Baltazar, com 20, Luizinho, com 19, e Teleco, com 16 e Marcelinho Carioca com 13 gols.
Heitor, com 17 gols, é o goleador do Verdão no clássico. Ele é seguido por César Maluco, Romeu Pellicciari (14 gols), Alex (dez gols) e Evair (nove gols).
O jogador do Palmeiras que mais vezes atuou em um Dérbi é Ademir da Guia, com 59 partidas. O treinador que comandou o Verdão mais vezes contra o rival foi Oswaldo Brandão, com 34 jogos.
Do Corinthians quem mais esteve em campo no Dérbi foi Claudio, com 51 jogos, no período de 1945 a 1957. Curiosamente, é também Oswaldo Brandão que comandou o Timão em 30 jogos contra o rival.
Briga
Dois torcedores ainda estão internados e correm risco de morte por conta do confronto entre as torcidas organizadas de Corinthians e Palmeiras, que aconteceu na madrugada de quinta para sexta-feira. A informação é do delegado Cesar Saad, que investiga o caso.
O conflito aconteceu por uma emboscada promovida pela torcida Mancha Verde a dois ônibus das organizadas do Corinthians que voltavam de São Bernardo, onde o Timão perdeu por 2 a 0. O conflito aconteceu nas Avenida das Juntas Provisórias e do Estado, no Ipiranga, em São Paulo.
Corinthians x Palmeiras
Corinthians – Cássio; Fagner, Bruno Méndez, Gil e Fábio Santos; Roni, Du Queiroz, Renato Augusto e Adson; Róger Guedes e Yuri Alberto. Técnico – Fernando Lázaro.
Palmeiras – Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga; Dudu, Rony e Endrick. Técnico – Abel Ferreira.
Árbitro – Raphael Claus
Local – Néo Química Arena, às 21h30.