A Prefeitura de Cordeirópolis (SP) informou hoje, durante coletiva de imprensa no final da manhã, que a realidade sobre o coronavírus na cidade é bastante confortável em comparação com outros municípios. De acordo com o prefeito José Adinan Ortolan, a cidade continua com a política de fazer os testes rápidos. No entanto, o número de confirmações por dengue preocupa.
Adinan informou que um número grande de testes foi feito na cidade. “Graças a Deus, a gente permanece com um único caso confirmado e a pessoa já foi curada. Do ponto de vista epidemiológico, é uma situação que nos deixa tranquilo, mas isso não quer dizer que possamos relaxar ”, citou.
De acordo com o prefeito, na cidade ainda há muita gente que faz confraternizações e festas, situação que não poderia ocorrer. “É o momento que a gente deve ficar com nossa família e evitar aglomerações, porque o Covid-19 é uma doença que traz consequências graves”, completou.
Kelen Carandina, diretora de média e alta complexidade, falou sobre o número de pessoas atendidas com síndrome respiratória. “Foram 191 pacientes atendidos e colocados em isolamento social. Não significa que eles estão suspeitos para Covid-19, mas que existia potencial para que a síndrome respiratória pudesse ter sido acometida pela doença”, descreveu.
Desde que o Município adquiriu os testes rápidos, 75 pacientes foram testados e eles tinham algum sintoma do coronavírus. “Começamos por aqueles que tinham sintomas mais característicos e depois os mais leves passaram a ser testados, para que a gente possa ter um diagnótsico mais ampliado”, continou Kelen.
DENGUE
Além do coronavírus, a Prefeitura de Cordeirópolis também comunicou casos de dengue na cidade. Bruna Paula de Carvalho, diretora de atenção básica, informou que atualmente são 413 notificações. “São 301 casos positivos e a gente trouxe novamente a informação sobre a dengue por conta da importância no número de casos, que tem aumentado”, citou.
De acordo com Bruna, neste ano a dengue tem mostrado aumento maior em Cordeirópolis e todos devem estar atentos aos cuidados. “Continuamos com as ações por meio do ‘casa a casa’ e com a nebulização nos bairros. Até o momento, a nebulização ocorreu em bairros como Centro, Planalto, São Luiz, Jardim Cordeiro e vamos iniciar no Jardim Eldorado. Todos devem receber os agentes e abrir suas casas para que a ação seja feita com sucesso. Ainda há um número grande de recusa por parte de moradores, o que atrapalha e dificulta a ação”, finalizou.
O atendimento ao paciente com suspeita de dengue – os sintomas são febre, dor no corpo, dor nos olhos, dor de cabeça e manchas vermelhas – é feito em todas as unidades de saúde de Cordeirópolis, pois todas têm o teste rápido que identifica a doença.