A Prefeitura de Cordeirópolis divulgou nesta terça-feira (19), por meio de uma transmissão ao vivo, como procederá a vacinação contra a Covid-19. Segundo o prefeito, Adinan Ortolan, o município está preparado para a imunização da população, com unidades de atendimento definidas, equipes capacitadas e insumos suficientes. Até o momento, não há confirmação sobre quando e a quantidade de doses que serão encaminhadas à cidade.
A Secretaria de Saúde de Cordeirópolis seguirá os critérios do Plano Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde. Neste primeiro momento, serão priorizados grupos com maior exposição à infecção e maior risco para agravamento e óbito pela doença. Na primeira fase da campanha, serão vacinados profissionais de saúde e pessoas idosas. A definição desses grupos para vacinação se dará conforme a disponibilidade das doses de vacina.
Conforme a secretária de Saúde, Jordana Cassetário, serão aplicadas duas doses em cada munícipe. “As doses que chegarem do Ministério da Saúde deverão ser divididas por dois, para garantir a segunda dose do imunizante aos vacinados nesta primeira etapa, que deverá ser aplicada 21 dias após a primeira dose”, explicou Jordana.
Quem da saúde
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Nayara Belini, garante que todos os moradores serão vacinados. No entanto, as primeiras doses destinadas à cidade serão disponibilizadas, a princípio, para imunizar médicos, enfermeiros, técnicos e agentes de saúde que estão na linha de frente do combate a Covid-19. “A iniciativa de os profissionais de saúde serem prioridade é lógica, pois são os que estão frente a frente com o vírus todos os dias. Nós precisamos vaciná-los inclusive porque precisamos deles para o atendimento aos pacientes”, completou Nayara.
Locais de vacinação
A imunização acontecerá, primeiramente, aos profissionais de saúde e idosos nas sete unidades de saúde, de acordo com a quantidade de doses disponíveis em Cordeirópolis. Para evitar aglomeração, o município realizará a vacinação de forma descentralizada.
Primeiro cordeiropolense
Ortolan relatou ainda durante a live que o comitê da Covid-19, que contém profissionais da vigilância sanitária, epidemiológica, médicos e enfermeiros, definiu um nome para representar os cordeiropolenses na primeira dose, mas que será divulgado apenas nos próximos dias, com a chegada da vacina.
Prevenção
Mesmo com a aplicação da vacina durante os próximos meses em nossa cidade, a Secretaria de Saúde reforça à população a importância de todos permanecerem com os cuidados necessários de proteção/higiene, ou seja, utilização de máscara, álcool gel e distanciamento social.