Toda Copa do Mundo é igual. Torcedores e amantes de futebol correm para as bancas em busca dos álbuns e figurinhas e nesta Copa do Mundo da Rússia 2018 não é diferente. Mas, de uns anos para cá, além da montagem do álbum com os craques que disputam o Mundial de Futebol, os torcedores também movimentam um mercado que cresce a cada dia: o das apostas digitais. Estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas, encomendado pelo governo federal, em 2016, mostra que o mercado das apostas digitais no Brasil movimentou mais de R$ 2 bilhões. E esse número tende a aumentar com a chegada da Copa da Rússia
Vários sites investem pesado em publicidade em busca dos torcedores apostadores e até patrocinam times de futebol e competições no Brasil. Seguindo esta tendência, a empresa de tecnologia Riosoft – Cia. Brasileira de Software -, relançou o Pitacos – www.pitacosonline.com.br, bolão digital de grupos destinado aos palpiteiros de plantão. O bolão digital conta com versão gratuita para até 10 participantes e com envio de estatísticas por e-mail e resultados atualizados, em versão corporativa e gratuita. No Mundial 2014, o sistema teve quase 40 mil participantes, uma adesão significativa que motivou a empresa a repetir o investimento neste ano.
Os palpites dos participantes neste ano poderão ser realizados também pelos aplicativos móveis já disponível na Google Play para celulares e tablets Android e, em breve, na Apple Play para iPhones. Muitas empresas utilizam o Pitacos Online como ferramenta de motivação organizacional no ambiente de trabalho e, até mesmo, como forma de oferecer uma brincadeira a seus clientes. Dificilmente, as empresas e os ambientes de trabalho mantêm inabaladas a disciplina e a rigidez dos horários em dias de jogos do Mundial da Rússia 2018. Para institucionalizar e usar as disputas como aliadas, o Pitacos sugere vários tipos de premiações, simbólicas ou não.
O aplicativo contém também a tabela do Mundial da Rússia de 2018 atualizada para conferência de resultados e para a comparação com os palpites dos participantes. Na versão corporativa é possível separar os participantes, permitindo classificações gerais e por grupos ou departamentos. É oferecido ainda aos clientes da Riosoft, com contrato de manutenção ativo, o plano corporativo sem custo
Uma das novidades neste ano no Pitacos é a premiação oferecida pela Riosoft. O primeiro colocado no ranking geral de todos os grupos vai faturar uma TV LED Curva de 55 polegadas 4K da Samsung e um troféu personalizado de “Campeão Nacional do Pitacos”. Do segundo ao quinto colocado, o prêmio será uma camisa amarela oficial da seleção brasileira e uma medalha personalizada.
O Pitacos atende grandes corporações empresariais e também grupos de amigos que querem organizar os seus palpites de maneira digital. “As pessoas estão fugindo das tabelas impressas convencionais. Atualizamos o sistema e deixamos ele ainda mais completo. Atende desde grandes empresas, com centenas de funcionários, que podem usá-lo como ferramenta motivacional pelos departamentos de RH, e também, na versão gratuita, para organizar os palpites entre amigos, familiares”, afirmou o gerente comercial da Riosoft, Altamiro Castelan