A CBF realizou nesta sexta-feira o sorteio dos confrontos da primeira fase da Copa do Brasil de 2018. Os 80 clubes participantes deste início de torneio foram divididos em 40 duelos, sendo que a Inter de Limeira, que vai estrear diante do Rio Branco-AC. A partida deve ser realizada no estádio Major José Levy Sobrinho, o Limeirão.
Os times com melhor ranking foram dispostos de forma a não enfrentarem adversários considerados mais complicados nesta fase inicial, que acontecerá entre os dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro em jogo único.
O Internacional-RS, vice-campeão da última Série B, vai encarar o Boavista. Já o Atlético-MG pegará seu xará acreano, o Atlético-AC, enquanto o Botafogo viajará para Aparecida de Goiânia, no estado de Goiás, para duelar com a Aparecidense.
O Fluminense vai para Minas Gerais, mais precisamente Poços de Caldas, para encarar a Caldense. Outros clubes que estavam no Grupo A do sorteio, para os dez times com melhor ranking, Atlético-PR, Coritiba, Ponte Preta, Vitória e Sport pegarão, respectivamente, Caxias-RS, Parnahyba-PI, Nacional-AM, Globo-RN e Santos-AP.
Dos 80 clubes sorteados nesta sexta, sobrarão cinco para as oitavas de final. Se juntarão a eles os oito representantes brasileiros na Libertadores – Corinthians, Palmeiras, Santos, Grêmio, Flamengo, Vasco, Cruzeiro e Chapecoense -, o Bahia, campeão da Copa do Nordeste de 2017, e o Luverdense, campeão da Copa Verde de 2017.
Vale lembrar que a CBF promoveu algumas mudanças para esta edição da Copa do Brasil, sendo a principal delas o fim do gol qualificado fora de casa. A partir da terceira fase, quando a competição passa a ser disputada em ida e volta, não haverá mais vantagem para quem marcar mais vezes longe de seus domínios em caso de empate no saldo de gols.
As duas primeiras fases seguem sendo disputadas como em 2017, com jogo único. Na primeira, o time de pior ranking atua em casa, mas o de melhor tem a vantagem do empate. Já na segunda, o mandante foi definido por sorteio já nesta sexta. E em caso de empate, a disputa vai para os pênaltis.
Outra alteração promovida pela CBF, esta bastante celebrada pelos clubes, foi um aumento significativo na premiação do torneio. O campeão da Copa do Brasil de 2018 arrecadará nada menos do que R$ 50 milhões, sendo que o segundo colocado ficará com R$ 30 milhões.
Confira os confrontos da primeira fase da Copa do Brasil:
Caxias-RS x Atlético-PR
Tubarão-SC x América-RN
Brusque-SC x Ceará
Real Ariquemes-RO x Londrina
Boavista-RJ x Internacional
Atlético-ES x Remo
São Caetano x Criciúma
Cianorte-PR x ABC
Caldense-MG x Fluminense
Novoperário-MS x Salgueiro-PE
Ceilândia–DF x Avaí
Interporto-TO x Juventude-TO
Parnahyba-PI x Coritiba
Uberlândia x Ituano-SP
Sinop-MT x Goiás
Vitória da Conquista-BA x Boa
Nacional-AM x Ponte Preta
Inter de Limeira-SP x Rio Branco-AC
URT-MG x Paraná
Independente-PA x Sampaio Corrêa
Madureira x São Paulo
Manaus x CSA
Novo Hamburgo-RS x Paysandu
Dom Bosco-MT x CRB
Globo-RN x Vitória
Corumbaense-MS x ASA-AL
Altos-PI x Atlético-GO
Nova Iguaçu-RJ x Bragantino-SP
Atlético-AC x Atlético-MG
Floresta x Botafogo-PB
Treze-CE x Figueirense
Brasiliense x Oeste-SP
Santos-AP x Sport
Ferroviário-CE x Confiança-SE
Itabaiana-SE x Joinville
São Raimundo-RR x Vila Nova-GO
Aparecidense-GO x Botafogo
Aimoré-RS x Cuiabá
Fluminense de Feira-BA x Santa Cruz
Cordina-MA x Náutico
Com Conteúdo Estadão