Cada habitante de Limeira (SP) consome em média 180 litros de água por dia. O consumo é considerado 63,6% acima do recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o necessário para o atendimento das necessidades de consumo e higiene, que é de 110 litros por habitante por dia. Diante de um cenário de crise hídrica que a região vive neste ano de 2021, a mudança no comportamento é uma necessidade urgente.
Segundo o gerente de operações da BRK Ambiental em Limeira, Rogério Lima, desde o início do ano a empresa tem aplicado ações de um plano de contingência e realizado campanhas pedindo o uso consciente da água. “Porém, não surtiu efeito. Temos ainda um consumo muito acima do esperado”, relata.
Conforme observado pelo gerente de operações da BRK, a mudança de estação somada ao calor e ao tempo seco, aumenta o consumo de água naturalmente. “As pessoas tendem a utilizar muito mais (água), mas vai totalmente na contramão da nossa disponibilidade hídrica”, afirma.
O nível dos mananciais que abastecem Limeira está em um limite crítico neste mês de setembro. Em relação ao mês anterior, a disponibilidade de água no Rio Jaguari já caiu quase que pela metade. Atualmente, a vazão é de 1,5m³/s, quando é necessário no mínimo 1m³/s para fazer a captação. No caso do Ribeirão Pinhal, a captação já está em seu nível mínimo, que é de 60%.
Os meses de setembro e outubro são considerados o período mais crítico da estiagem, já que para o final de outubro a tendência é da volta das chuvas, ainda que em volumes pequenos, que já contribuem com as reservas. “É fundamental a contribuição e participação das pessoas neste momento em fazer o uso realmente para necessidade básica, ou seja, higiene e alimentação”, pede o gerente.
DICAS PARA O CONSUMO CONSCIENTE
Em entrevista Conexão no Ar, Rogério Lima, gerente de operações da BRK em Limeira, deu dicas como manter o consumo consciente da água: