A vereadora Constância Félix (PDT) quer tornar obrigatório o plantio de árvores ou plantas nos estacionamentos de estabelecimentos comerciais, bancários, de serviços e similares. Um projeto de lei deve ser votado pelos vereadores de Limeira (SP) na próxima segunda-feira (18).
De acordo com a proposta a ser discutida e votada pelos parlamentares, deverá ser plantada no mínimo uma árvore para cada quatro vagas no estacionamento. Não serão obrigados a cumprir a lei os estabelecimentos que tenham menos de dez vagas ou que tenham apenas vagas subterrâneas ou cobertas.
O projeto de lei propõe que as árvores deverão ser plantadas de forma a ficarem distribuídas entre as vagas, não sendo permitido que sejam aglomeradas em apenas determinado ponto do estacionamento.
Outra regra é que as árvores poderão ser substituídas pelo plantio de espécies vegetais, plantadas diretamente no solo e sustentadas por pergolados na altura mínima de dois metros e meio, para o efeito de cobertura.
Na justificativa, a vereadora deixa claro que mira nos shopping centers que contam grandes estacionamentos descobertos. Ela argumenta em sua justificativa usando os benefícios do plantio de árvores e plantas para o meio ambiente e a saúde.
“Grandes áreas como as de estacionamentos não podem simplesmente ficar “vazias” de natureza, apenas com concreto e asfalto. Podem e devem ser utilizadas como locais de plantio de árvores, sem que tragam qualquer prejuízo para o estabelecimento”, diz o texto da justificativa do projeto.