Um feriado agitado pelos lados da Internacional. A Band soltou uma informação que deixou os alvinegros eufóricos. Segundo o comentarista Alexandre Praetzel, o empresário de Abel Ferreira, Hugo Cajuda, estaria adquirindo a SAF da Inter de Limeira. A publicação ainda diz que o português de 44 anos estaria mapeando diretores executivos no mercado para assumir o cargo no Leão.
Pois bem, agora o Brasil inteiro sabe quem é o homem poderoso por trás da SAF da Internacional, a chamada “bala de prata” que eu tanto me referi nos programas Pimba nos Esportes da Rádio Melhor FM, mas que nunca divulguei com medo de atrapalhar as negociações.
Hugo Cajuda é uma das pessoas mais respeitadas no mercado. Foi por isso, que o presidente Danilo Maluf pediu para que ele e os outros três portugueses viessem a Limeira para mostrar a seriedade deste grupo de investidores, que tem o objetivo de assumir a Veterana pelos próximos 10 anos, com investimentos na casa dos R$ 200 milhões. Os quatro conheceram o Limeirão e o CT do Horto e segundo consta, gostaram muito do que viram.
O presidente Danilo Maluf não comentou sobre a publicação da Band, até pelo termo de confidencialidade, apenas se limitou a afirmar que a SAF ainda não foi assinada, mas que espera por um final feliz em breve, até porque o Paulistão está chegando. Hoje, a Inter não pode anunciar os reforços de peso, os chamados da prateleira A, exatamente por isso.
Neste momento, os conselheiros leoninos estão dentro do prazo estipulado de 15 dias analisando a proposta que foi feita em reunião extraordinária na terça-feira, dia 3, em um hotel da cidade com a presença dos portugueses. Muito provavelmente, uma contraproposta possa ser feita para que enfim, o martelo seja batido.
O que mais os leoninos escreveram nas redes sociais na quinta-feira foi: quem é Hugo Cajuda que aparece ao lado de Abel Ferreira na foto da Band? Pois bem, Hugo Miguel Gonçalves Cajuda Souza é visto no mercado da bola como “discreto e atento aos sinais”.
Formado em direito pela Universidade de Coimbra em 2003, ingressou no futebol agenciando jogadores das divisões de base do Sporting Braga. Desde então, Cajuda não parou de crescer no mercado português e passou a agenciar as carreiras dos técnicos Abel Ferreira, Abel Xavier, Paulo Sousa, Pedro Martins, Ricardo Sá Pinto, entre outros. Também presta serviço de consultoria a clubes e a outras agências parceiras.
Em 2021, o site Torcedores.com publicou uma extensa matéria falando de Cajuda, em especial da empresa FIA Football Management & Consultancy que, na época, gerenciava a carreira de 150 profissionais, entre jogadores e treinadores espalhados pelo mundo todo. Foi no momento em que ele intermediou a vinda de Paulo Sousa ao Flamengo.
Sediada em Lisboa, a agência está presente em clubes da Bélgica, Espanha, França, Inglaterra, Itália, Polônia, Portugal, Rússia e Ucrânia. Além disso, opera em países do Oriente Médio. Mas a maior parte das transações ocorre no Benfica, Braga, Porto e Sporting.
Hugo Cajuda nasceu em Olhão e foi jogador de futebol nas categorias de base do Braga, isso com 18 anos. Mas não levava jeito e foi aconselhado por seu pai a pendurar as chuteiras. O zagueiro então acatou e passou a estudar. Cinco anos depois, atendeu ao pedido do amigo Ricardo Sá Pinto para intermediar sua ida do Sporting para o Standard Liège. Desde então, o agente percebeu que tinha capacidade para explorar os bastidores do futebol.
Posteriormente, Hugo Cajuda foi o responsável por intermediar a negociação entre Middlesbrough e Los Angeles Galaxy, dos Estados Unidos, por Abel Xavier. O português criou uma grande rede de relacionamentos com clubes portugueses e estrangeiros por intermédio de seu pai e técnico, Manuel Cajuda, que acumula passagens por clubes como Braga, Marítimo e Vitória de Guimarães.
Inclusive, foi o responsável por levar seu pai para o futebol africano e asiático. Entre 2006 e 2021, por exemplo, Manuel Cajuda comandou equipes do Egito, Emirados Árabes, China e Tailândia.
Daí em diante, o empresário passou a investir na contratação de observadores técnicos e analistas de desempenho que atuam na captação e na análise de mercado.
A FIA Football Management & Consultancy opera no futebol português ajudando clubes como Belenenses, Braga, Leixões, Marítimo, Olhanense. Vitória de Guimarães e União de Leiria a contratar jogadores, principalmente brasileiros, que não cabem nos orçamentos.