A sua empresa vai participar de uma feira de negócios internacional – automotiva, de construção, de beleza, do agronegócio – e é você quem vai estar no estande recebendo visitantes? Nesse artigo vamos mostrar como se preparar para conversar com estrangeiros e ser instrumento para o crescimento da sua empresa.
Assista:
Treine OI e TCHAU
Sem gaguejar, sem tremer, sem ficar na dúvida. Se prepare para sempre tomar a iniciativa de abrir a conversa com um potencial cliente ou fornecedor, então ensaie um olá e um adeus padrão. “Hello, can I help you?” é uma boa maneira de iniciar a conversa, e “Nice meeting you. Have a good one” pode ser o seu tchau descomplicado.
Você pode ver outras formas de dizer OLÁ e TCHAU aqui
Tenha material impresso em inglês
De preferência, tenha o material da empresa também em inglês – seu cartão de visita, catálogos, folhetos, etc. Se isso não for possível, você vai precisar fazer um minidicionário de palavras úteis, como os nomes dos seus produtos, composição, medidas básicas, ou termos técnicos dos serviços que a sua empresa presta. Organize essas informações em uma folha e deixe-a sempre à mão durante a feira.
Saiba falar quem você é
Dizer o seu nome, soletrar seu email e falar a sua posição na empresa e pelo que você é responsável são informações que você deve saber falar em qualquer conversa que envolva trabalho
“I’m Fernanda, a sales representative at Blue Pine. I can help with your questions about our services” é um bom começo, simples e direto ao ponto.
Saiba apresentar outras pessoas
Se você precisar encaminhar a conversa a algum supervisor ou outro colaborador responsável, explique que você irá apresentar outra pessoa que vai cuidar da negociação daqui em diante:
“I’ll introduce you to my supervisor, please follow me. This is Fulano, our Sales Manager. I’ll leave you to it. ”
Saiba falar da sua empresa
Resuma em poucas frases exatamente o que a sua empresa faz, com os termos técnicos necessários para isso. Já prepare também qualquer informação relevante que você costuma apresentar nesses casos. Geralmente o “about us” no site das empresas já tem algumas informações prontas! Veja o que achei no site da ZF/TRW:
“ZF is a global leader in driveline and chassis technology as well as active and passive safety technology. The company has a global workforce of 146,000 with approximately 230 locations in some 40 countries. In 2017, ZF achieved sales of €36.4 billion and as such, is one of the largest automotive suppliers worldwide.” Agora ficou fácil!
Se prepare para possíveis perguntas
Faça uma lista com as perguntas mais comuns sobre vocês em feiras, e imagine o que um estrangeiro – cliente ou fornecedor – pode querer saber. Algumas perguntas comuns são:
Can you give me a quote? (Pode me passar um orçamento?)
What’s the Minimum Order Quantity? (Qual a quantidade minima para pedidos?)
Where is your company based? (Onde fica sua empresa?)
Do you ship to Europe? (Vocês enviam para a Europa?)
Organize todas as informações em um roteiro simples
Escreva um roteiro e treine, ensaie, e peça ajuda a alguém que fale inglês na sua empresa para treinar junto com você. Imagine possíveis conversas, escreva os diálogos e repita o máximo que conseguir. Assim quando você estiver na feira já terá condicionado suas frases.
Você tem alguma outra dica? Já teve essa experiência antes? Conta pra gente aqui nos comentários como foi!
Se você quer se preparar para esse tipo de situação com um time de professores treinados, converse conosco na Blue Pine Inglês Especializado. Vamos conversar sobre seus objetivos, montar um desenho de curso para você e começar e trabalhar na sua fluência.
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