A Comissão de Assuntos Relevantes (CAR) da Câmara Municipal de Limeira está monitorando a transparência das filas do Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade. Em resposta a um ofício enviado pela CAR, a Secretaria Municipal de Saúde enviou dados referentes ao mês de março sobre a quantidade de exames, consultas e cirurgias paradas.
De acordo com o documento enviado pela Secretaria, a fila de exames possui 5.461 registros, sendo o raio-x o exame com maior demanda, com um total de 1.298. Já a fila de consultas possui 11.077 registros, com maior represamento na especialidade de otorrinolaringologia, com 1.793 pacientes aguardando atendimento. Na fila de cirurgias eletivas, há um total de 2.508 pacientes, sendo a especialidade de oftalmologia a que possui maior demanda, com 794 registros.
Além dos dados sobre as filas, a CAR também questionou a implantação do sistema de transparência para acesso às informações da Secretaria Municipal de Saúde. A Prefeitura informou que firmou um contrato com a empresa Maestro Sistemas Públicos para a implantação de um software de gestão integrada, que inclui o módulo “Saúde Transparente”, que permitirá o acesso da população às informações da pasta. O sistema está em fase final de implantação.
Vale destacar que, desde 2019, a Prefeitura de Limeira criou um sistema para permitir ao usuário do SUS saber a posição exata na fila de espera de consulta e exame. No entanto, segundo o presidente da CAR, vereador Marco Xavier (Cidadania), o sistema está deficitário e precisa ser melhorado para que a população consiga acessar os dados com mais transparência.
A CAR foi criada por meio da Resolução Nº 818/2022, proposta por Marco Xavier, para intermediar relações institucionais, acompanhar, incentivar, viabilizar e aumentar a transparência das listas de espera dos serviços públicos de saúde de Limeira. A comissão tem um prazo de funcionamento de seis meses, que pode ser prorrogado, e deverá apresentar um parecer em plenário ao final dos trabalhos.
Além de Marco Xavier, integram a comissão os vereadores Dr. Júlio (União Brasil), relator; Terezinha da Santa Casa (PL), secretária; Ceará (Republicanos) e Jorge de Freitas (PSD), membros.