A Comissão de Obras e Serviços Públicos da Câmara recebeu representantes dos moradores do Residencial Recanto dos Pássaros, em reunião remota nesta quinta-feira (14), para tratar de problemas que o condomínio enfrenta, em especial na rede de esgoto. Os moradores e os vereadores conversaram oficialmente, de forma online, por meio do aplicativo Zoom, em respeito às regras de distanciamento.
Segundo levantamento feito por assistentes sociais, apresentado pelo presidente do Colegiado, vereador Waguinho da Santa Luzia (Cidadania), um terço dos apartamentos estão com esgoto dentro dos apartamentos. “Esse é um problema recorrente e esta Comissão está tentando intervir e solucionar o problema do local”, explicou.
Representante dos moradores, Jovenildo Nunes relatou sobre a obstrução da rede de esgoto, com três redes entupidas, mais a rede central, afetando as condições de saúde e de saneamento dos moradores. “A situação é gravíssima e uma providência tem que ser tomada urgente, a população não tem condições de esperar”, afirmou. Por fim, ele pediu uma solução definitiva para o problema de esgoto no residencial.
O vereador Zé da Mix (PSD), vice-presidente da Comissão, entrou em contato com o chefe de gabinete da Prefeitura, Edison Moreno Gil, para ele tomar providências junto à empresa de água, esgoto e saneamento BRK Ambiental. Segundo Zé, a resposta que o chefe de gabinete obteve do superintendente da concessionária é que será feito um novo trabalho de limpeza da rede de esgoto local nos próximos dias, como foi feito em momento anterior.
Segundo Waguinho, o Colegiado está se empenhando naquilo que é possível e cabe a ele. “O posicionamento que temos da Prefeitura, via relatório, é que está sendo discutida a contratação de uma equipe para ajudar a organizar a situação do esgoto”, completou o presidente.
Também participou da reunião a advogada do Cidadania do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca), Bruna de Oliveira Coghi, a assistente social da Prefeitura Isabeli e as moradoras Maria do Carmo Batista Santos, Maria Lourdes Aparecida Silva e Nara Maria Cardeau Ferreira.