O prefeito Mario Botion, em coletiva na tarde de hoje (29), informou que haverá a publicação de um decreto neste sábado (30) sobre a flexibilização das atividades comerciais, conforme as liberações anunciadas pelo Estado. Ainda na entrevista, foi anunciado que os comércios da cidade, dentro do regramento, poderão atender por no máximo 4 horas consecutivas.
Conforme o prefeito, todas as recomendações do decreto são do governador João Dória. “Gostaríamos de fazer diferente, respeitando a necessidade da economia, mas também respeitando os regramentos que trata da saúde das pessoas. Mas replicamos o que foi definido pelo Estado”, disse.
Botion pediu atenção à população quanto à disciplina para evitar aglomerações, atividades esportivas, entre outras, para que Limeira não sofra retrocesso na avaliação estadual, que analisará os municípios a cada sete dias. “Não é o fim da quarentena, ela continuará pelo tempo necessário. Trata-se de uma flexibilização com responsabilidade. É o momento de mostrar nossa disciplina. Mesmo com a flexibilização parcial do cmércio, precisamos manter a situação equilibrada. O isolamento ainda continua”, descreveu.
Vitor Santos, secretário de Saúde, informou que a Prefeitura iniciou o estudo sobre a pandemia logo no início e começou a preparar a cidade para enfrentar a doença. Vitor agradeceu o empenho das empresas do ramo de saúde do município e citou a criação da Unidade de Referência Coronavírus.
Secretário de Assuntos Jurídicos, Daniel de Campos descreveu como será o decreto municipal. Quanto aos estabelecimentos que estão permitidos a entrarem na flexibilização, como serviços e comércios de forma em geral, deverão atuar por, no máximo, 4 horas diárias. “Os comerciantes deverão fazer no máximo 4 horas diárias dentro do período das 9h às 18h. Essa medida não é válida para estabelecimentos essenciais, que continuam como estão. Já academias, barbearias e salões de beleza o funcionamento ainda não está permitido”, disse.
Os comerciantes deverão entrar no site www.limeira.sp.gov.brcertificado (Declaração de Estabelecimento Responsável) para cadastrar o horário de funcionamento de seu estabelecimento, dentro do limite de 4 horas. A partir daí, haverá a fiscalização da Prefeitura.
Além de limitar o horário de atendimento, os comerciantes que poderão abrir, como imobiliárias, concessionárias, shoppings, entre outros, deverão receber no máximo 20% de sua capacidade. “Quanto às praças de alimentação dos shoppings, deverão providenciar serviços de delivery ou drivethru. Não será permitido consumo no local. Todos os estabelecimentos deverão atender os requisitos de higienização conforme preconizado pelo Ministério da Saúde”
Assim como salões de beleza, barbearias e academias, restaurantes não podem abrir nessa fase. Eles devem somente adotar entrega ou drivethru.