A equipe do Rápido no Ar foi procurada por lojistas e populares que reclamam da situação que vive a região central de Limeira (SP), principalmente a Praça Luciano Esteves e também o Centro acima. A principal reclamação é com relação a falta de segurança nessa época do ano.
Muitos se queixam de ruas escuras e falta de policiamento em algumas regiões do Centro.
A reportagem esteve nas ruas e conversou com dois representantes de lojas que estão situados em locais diferentes. A gerente da loja Esportes Avenida, Vera Spadottin, localizada na Rua Doutor Trajano, esquina com a Rua Alferes Franco, relata que a falta de iluminação é o que chama bastante atenção em sua localidade. E com isso, a falta de segurança.
Outro empresário também ouvido pela reportagem, está localizado no centro acima, e relata que precisou se unir com outros lojistas para contratarem seguranças para ficarem na rua, principalmente no período noturno.
Ele relata que algumas lojas que atendem o público feminino tem sofrido com alguns problemas envolvendo moradores de rua. Eles entram nas lojas, e as vezes por palavras ou ações acabam constrangendo as pessoas, relatou o empresário que não quis se identificar.
Outra pessoa que também não quis se identificar é uma munícipe que revelou não se sentir segura para caminhar na rua, principalmente no período noturno. Tanto nas proximidades da Praça Luciano Esteves, quanto no centro acima.
“Acho que isso prejudica o comércio do centro da cidade, que tem muito potencial, mas vem perdendo espaço para outros locais de comércio. Acho importante que tenha mais policiais nas ruas, atentos aos comércios, e nos dando mais segurança para trabalhar e para as pessoas que estão andando no centro para fazerem compras”, finalizou a munícipe.
A reportagem do Rápido no Ar, entrou em contato com os órgãos competentes, confira:
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil informou que, diuturnamente, são realizadas rondas intensificadas na região central, sendo também, neste mesmo sentido, atribuição da Polícia Militar, a fim de prevenir ocorrências de crimes e/ou contravenções. Especificamente, desde o dia 6 de dezembro, em razão do horário estendido do comércio, foram destacados GCMs para patrulhamento a pé, em conjunto com as demais Forças de Segurança do município, além, de efetivo da Secretaria de Mobilidade Urbana, por meio dos agentes de trânsito. Todas essas ações são fixadas por meio do Gabinete de Gestão Integrada, já tendo, inclusive, resultado em prisões por tentativas de furto. Ainda de acordo com a pasta de Segurança, essas ações ocorrerão até o dia 23 de dezembro, quando, então, continuarão as rondas intensificadas como acima já mencionado.
A ACIL (Associação Comercial e Industrial de Limeira), informou que em outubro entrou em contato com os órgãos responsáveis (Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil), através de ofícios, solicitando a intensificação do patrulhamento e rondas, visto o horário estendido que o comércio iria atender em dezembro, além da maior movimentação dos consumidores nas lojas nesse período, tanto para a área central quanto para os bairros, onde se encontram os corredores comerciais. Uma das nossas solicitações foi a implantação da base na Praça Toledo Barros para dar apoio aos lojistas aqui da área central.