No último sábado (14), as equipes do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), vinculado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde, realizaram mais uma etapa do Arrastão da Dengue na região de Santa Teresinha. A ação resultou na retirada de 4,84 toneladas de inservíveis nos bairros IAA, Vila Rios, Parque das Indústrias, São Benedito, Jardim Lídia, Jardim Castor, Jardim Conceição, Residencial Andorinhas, Jardim Bessy, Jardim Taiguara, Residencial Caieiras e Chácara Santo Antônio. O objetivo é combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana.
As equipes do PMCA retornarão à região de Santa Teresinha no próximo sábado (21/09), das 8h às 14h, para percorrer outros bairros, incluindo Alto de Santa Thereza, Jardim José Alberico Parente, São Judas Tadeu, São José e outros. O ponto de encontro será no Varejão Municipal do IAA, na avenida João Pedro Corrêa.
Situação da dengue em Piracicaba
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, entre 01/01 e 17/09 de 2024, foram registradas 60.742 notificações de dengue, com 29.364 casos positivos e 14 óbitos. Em comparação, no mesmo período de 2023, houve 13.125 notificações, com 2.910 casos confirmados e três óbitos, evidenciando um aumento significativo em 2024.
Como denunciar e vacinar
Para denunciar imóveis abandonados ou locais com possíveis criadouros do mosquito, a população pode utilizar o SIP 156 ou entrar em contato com o PMCA pelo telefone (19) 3427-3351. Além disso, a vacinação contra a dengue segue em Piracicaba para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, com a imunização disponível em todas as unidades de saúde da cidade, de segunda a sexta-feira.
Prevenção
Entre os cuidados essenciais para prevenir a dengue estão o uso de repelente, eliminação de focos de água parada e a manutenção adequada de caixas d’água, garrafas, pneus e bebedouros de animais.