Um boletim hidrológico divulgado neste mês pelo Consórcio PCJ destaca que a tendência para os meses de julho, agosto e setembro é de que o volume de chuvas varie de 50 a 100 mm abaixo do esperado.
Limeira está há pelo menos 16 dias sem chuvas significativas. A última chuva ocorreu há 15 dias, mas sem um volume expressivo, de acordo com monitoramento feito pela BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto da cidade.
Desde o início do ano até o dia 22 de julho, a cidade registrou um acumulado de 547 milímetros de chuvas. Esse índice é 44% menor quando comparado ao mesmo período do ano anterior, que somou 989 milímetros, de acordo com dados do monitoramento pluviométrico do rio Jaguari, responsável pela captação da água que abastece a cidade, e da Estação de Tratamento de Água (ETA) do município.
A concessionária monitora o comportamento hídrico do rio Jaguari e do ribeirão Pinhal. Atualmente, o nível médio do rio Jaguari está com 7 m³/s (metros cúbicos por segundo) de vazão, sendo que a vazão mínima necessária para captação é de 1,0 m³/s. O ribeirão Pinhal se encontra com 93% da capacidade atual, sendo que o mínimo para captação é de 60%.
Apesar da situação atual dos mananciais, a condição do abastecimento é normal, embora o consumo médio tenha se mantido elevado, mesmo com os alertas e orientações da concessionária com relação à necessidade do uso consciente e racional da água.
No primeiro semestre deste ano, o consumo médio registrado por habitante/dia foi de 206,45 litros. Isso significa que cada pessoa consumiu, pelo menos, 96 litros de água a mais por dia que o recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo a instituição, cada pessoa necessita de cerca de 110 litros de água por dia para atender às necessidades de consumo e higiene.
“É sempre importante ter atenção com relação aos hábitos de consumo. Costumes como lavar calçadas e carros, deixar a torneira aberta e tomar banhos demorados precisam ser revistos, destaca Daniel Makino, gerente de eficiência operacional da BRK em Limeira.
Jogando Junto pela Água
Para incentivar a população a respeito do consumo responsável da água, a concessionária mantém a campanha Jogando Junto pela Água (www.jogandojuntopelaágua.com.br). No site, há dicas relevantes de como fazer o uso consciente do recurso hídrico, entre elas, manter a torneira fechada enquanto escova os dentes, ensaboa a louça ou lava as mãos. E trocar a mangueira pelo balde na hora de lavar carros. No caso de quintais, o ideal é reaproveitar a água da lavadora de roupas.