Quando Ademir Fesan usou a palavra “força máxima” para falar do jogo contra o Botafogo, hoje às 15h, no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, pela 6ª rodada da Copa Paulista, ele não estava brincando.
A Inter vai mesmo entrar em campo com a base do time que lidera de forma geral o Campeonato Brasileiro da Série D.
O Leão só não terá os 11 titulares em campo, porque o lateral-direito Breno Santos será poupado, enquanto o lateral-esquerdo Kaio Cristian e o meia Claudinho foram vetados pelo departamento médico.
Claudinho passou por exames de imagem após se machucar na vitória em Monte Azul por 1 a 0. Foi constatada uma lesão grau 2 no adutor da perna direita. São 20 dias em tratamento. O jogador corre o risco de ficar de fora do primeiro mata-mata da Série D.
Já Kaio Cristian tem uma lesão na panturrilha direita, sofrida na goleada sobre a Itapirense por 4 a 2, em Itapira, pela Copa Paulista. O jogador ficou de fora do jogo em Uberlândia e não viajou para Ribeirão Preto. A previsão é que volte a treinar nesta quinta-feira.
A Inter inscreveu mais quatro jogadores para a Copa Paulista, são eles o goleiro Saulo, os zagueiros Lucas Santos e Frazan e o atacante Antônio Gabriel.
O time para esta tarde será praticamente o mesmo que venceu o Uberlândia por 3 a 0, no Parque do Sabiá. Mas o esquema tático deixa de ser o 3-5-2 e volta para o 4-3-3, o preferido de Fesan.
As novidades serão Saulo no gol no lugar do reserva Vinícius Almeida, Samuel na ala-esquerda e Clebinho no meio de campo. Com isso, saem do time Adriel e Albert. Kadu retorna para o meio de campo, onde tem feito gols importantes. Já são seis com a camisa leonina.
A Inter ocupa a terceira posição no Grupo 2, com oito pontos. No primeiro turno, estreou vencendo o próprio Botafogo por 3 a 0, no Limeirão, gols de Kadu, Michael Paulista e Juninho.
Depois, empatou sem gols com a Francana, em Franca. Na terceira rodada perdeu em Araras para o União São João por 1 a 0. Contra o Comercial, no Major Levy, por duas vezes esteve atrás do placar, mas conseguiu empatar, com gols de Michael Paulista e Lucas Douglas.
Já em sua última apresentação na competição, goleada sobre a Itapirense, em Itapira, por 4 a 2, gols de Kadu (2), Edson Jr e Miguel Bianconi. Foi o primeiro jogo do “Senhor Limeirão” na competição.
O Botafogo soma apenas cinco pontos e ocupa a quinta posição. Depois de estrear perdendo para a Inter, a Pantera empatou com o União São João por 1 a 1, em Ribeirão Preto, perdeu o Comefogo para o Comercial por 1 a 0, venceu a Itapirense por 1 a 0, em casa e vem de um empate sem gols em Franca.
Na Série B do Brasileiro, o Botafogo está correndo um sério risco de rebaixamento. O time paulista ocupa a penúltima posição, com 18 pontos. Em 17 jogos, venceu apenas quatro, empatou seis e perdeu sete vezes. O primeiro time que escapa da degola hoje é o Paysandu, que tem os mesmos 18 pontos, porém tem um saldo de gols maior.
Na rodada passada, o Botafogo perdeu para o lanterna Amazonas por 3 a 0, fora de casa. Seu próximo compromisso pela competição será já nesta quinta-feira, diante do Criciúma, às 19h, em Ribeirão Preto. O time catarinense é o 10º, com 23 pontos.
Números
Internacional e Botafogo já se enfrentaram 60 vezes na história. São 18 vitórias leoninas, 17 empates e 25 vitórias botafoguenses. O Leão marcou 65 gols e sofreu 77.
A última vez que a Inter enfrentou o Botafogo, no Santa Cruz, foi pelo Troféu do Interior de 2022. Em 28 de março daquele ano, o time da casa venceu por 3 a 0, eliminando o alvinegro, do técnico Vinícius Bergantim. Os gols foram de Matheus Carvalho aos 4, Dudu aos 23 e Mantuan aos 47 minutos do 2º tempo.
A Inter não vence o Botafogo, em Ribeirão Preto, há 24 anos. A última vitória foi em 18/03/2001 pelo Paulistão. Com gols de Paulinho e Vitor Hugo, o Leão, na época comandado pelo saudoso Luiz Carlos Ferreira, escapou do rebaixamento.
De lá para cá foram sete confrontos entre as equipes em Ribeirão Preto. O Botafogo venceu cinco e empatou dois.
Situação
Resultados da 6ª rodada: Monte Azul 1 x 1 Grêmio Prudente, Linense 2 x 1 Araçatuba, Francana 1 x 0 Comercial, Itapirense 2 x 3 União São João, XV de Piracicaba 2 x 1 São Bento, Paulista 1 x 0 Guarani e Primavera 1 x 0 Rio Branco.
Na classificação: Grupo 1: 1) Grêmio Prudente 9, 2) Monte Azul 8, 3) Araçatuba 6, 4) Linense 5 e 5) Noroeste 4. Grupo 2: 1) União São João 13, 2) Comercial 10, 3) Internacional 8, 4) Francana 6, 5) Botafogo 5 e 6) Itapirense 4. Grupo 3: 1) XV de Piracicaba 14, 2) Primavera 12, 3) Paulista e Guarani 7, 5) São Bento 6 e 6) Rio Branco 2. Grupo 4: 1) São José 16, 2) Portuguesa Santista 10, 3) São Caetano, Taubaté e Santo André 6 e 6) Oeste 4.
Goiatuba
No sábado, às 16h, a Internacional terá um time alternativo contra o Goiatuba, no Limeirão, pela última rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série D.
O Leão detém a liderança geral da competição, com 30 pontos (nove vitórias, três empates e uma derrota). Além disso, tem a melhor defesa, com apenas seis gols sofridos. A Inter não sofre gol há 516 minutos.
Se vencer o Goiatuba, a Inter não poderá ser alcançada por Aparecidense/GO e ASA, que vêm logo atrás e também jogam em casa.
Para esta partida, a diretoria leonina lançou mais uma vez o ingresso corporativo. Trata-se de uma oportunidade perfeita para você garantir presença da sua empresa nos jogos.
Valor unitário do ingresso: R$ 20. Mas a empresa precisa adquirir pelo menos 10 ingressos. Eles serão emitidos em formato digital e enviados por e-mail.
Botafogo x Internacional
Botafogo – Brenno; Lucas Mazetti, Acácio Boing, Allisson Cassiano e Rafael de Deus; Franklin, Tenner, Lucas Nathan e Kawê; William Lins e Caique Trindade. Técnico – Régis Angeli.
Internacional – Saulo; Edson Jr, Lucas Santos, Frazan e Samuel; Clebinho, Kadu e Michael Paulista, Antônio Gabriel, Miguel Bianconi e Lucas Douglas. Técnico – Ademir Fezan.
Árbitro – Salim Fende Chavez
Assistentes – Ricardo Pavanelli Lanutto e Enderson Emanuel Turbiani da Silva.
Local – Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, às 15h.