A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Limeira, realizou 7.998 análises laboratoriais entre janeiro e junho de 2023 para atestar a eficiência do tratamento de esgoto no município. O resultado foi um total de 99,92% de amostras dentro das conformidades legais. Ao todo, o volume diário de esgoto coletado e tratado na cidade chega a 57.310 m3, ou seja, mais de 57 milhões de litros. Limeira tem 100% do esgoto gerado na área urbana coletado e tratado.
A maior parte dos ensaios – 5.570 testes, ou seja, 70% deles, foram realizados em laboratório próprio. As outras 2.428 amostras foram analisadas por laboratório contratado. Nas análises foram avaliados 99 parâmetros diferentes, entre os quais Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), Nitrogênio (N), Fósforo (F), Sólidos Sedimentáveis (SSED), pH, metais e turbidez.
O total de análises considera o monitoramento de todo o processo, ou seja, desde o esgoto bruto, em tratamento, tratado e os corpos d´água em pontos a montante e a jusante dos lançamentos. Dessas, 3.594 análises se referem ao produto final, do efluente tratado e lançado no corpo d´água.
“As análises físico-químicas e microbiológicas de amostras do efluente (esgoto) bruto e depois de tratado são parte de um trabalho rigoroso realizado pela BRK com o objetivo de assegurar que a operação seja eficiente. Por isso, por exemplo, é que realizamos ensaios com a água de pontos anteriores e posteriores ao ponto de lançamento do efluente tratado”, explica Alexandre Leite, gerente de operações da concessionária em Limeira.
No controle sobre o tratamento, são coletadas amostras em 18 pontos estratégicos de do Ribeirão Tatu e do Ribeirão Águas da Serra. “A eficiência da operação reflete diretamente e de forma positiva no meio ambiente e, claro, na comunidade da cidade”, completa Leite.