O Japão derrotou a Seleção Brasileira pela primeira vez na história. E foi de virada. Placar de 3 a 2, em amistoso disputado no Estádio Ajinomoto, em Tóquio. O Brasil vencia por 2 a 0, mas as falhas do zagueiro cruzeirense Fabrício Bruno foram determinantes para o resultado da partida. Teve falha também do goleiro corintiano Hugo Souza.
O amistoso foi preparatório para a Copa do Mundo de 2026. A nossa seleção entrou em campo bastante modificada em relação ao time que goleou a Coreia do Sul por 5 a 0, na sexta-feira.
O Brasil abriu o placar aos 25 minutos com o gol do lateral vascaíno Paulo Henrique, após assistência de Bruno Guimarães. Não demorou muito para sair o segundo. Aos 31 minutos, Lucas Paquetá cavou na entrada da área para Gabriel Martinelli finalizar e fazer 2 a 0.
O cenário do segundo tempo foi completamente diferente. O Japão melhorou e contou com uma falha grotesca de Fabrício Bruno. O zagueiro do Cruzeiro caiu após tentar sair jogando e deixou a bola nos pés de Minamino: 2 a 1.
Após o gol japonês, Carlo Ancelotti colocou Joelinton, Rodrygo e Matheus Cunha.

Aos 16 minutos, Nakamura recebeu do lado esquerdo da área e bateu cruzado. Fabrício Bruno tentou cortar e marcou contra.
O Brasil viu os donos da casa virarem o marcador. Após escanteio, Ueda ganhou no alto e cabeceou em cima de Hugo Souza. O goleiro corintiano espalmou para o fundo da rede.
Ancelotti foi para o tudo ou nada com Estêvão, Caio Henrique e Richarlison. A melhor chance do empate foi nos acréscimos. Estêvão cruzou na cabeça de Richarlison, que mandou por cima do gol.
Após o apito final, o banco de reservas do Japão invadiu o campo para celebrar a vitória histórica da seleção asiática.
Nos 14 jogos realizados entre Brasil e Japão, essa é a primeira derrota da seleção canarinho contra os adversários asiáticos. Ao todo, são 11 vitórias e três empates e agora uma derrota, com 37 gols brasileiros e nove japoneses.
Japão 3 x 2 Brasil
Gols – Paulo Henrique aos 25 e Gabriel Martinelli aos 31 minutos do 1º tempo (BRA); Minamoto aos 6, Nakamura aos 16 e Ueda aos 25 minutos do 2º tempo (JAP).
Local – Ajinomoto Stadium, em Tóquio
Árbitro – Kim Jong Hyeok (Coreia do Sul)
Público – 44.220 torcedores
Japão – Zion Suzuki; Taniguchi, Watanabe e Junnosuke Suzuki; Sano, Minamino (Tanaka), Kamada (Ogawa), Doan (Machino) e Kubo (Ito); Ueda e Nakamura (Soma). Técnico – Hajime Moriyasu.
Brasil – Hugo Souza; Paulo Henrique, Fabrício Bruno, Lucas Beraldo e Carlos Augusto (Caio Henrique); Casemiro, Bruno Guimarães (Joelinton) e Lucas Paquetá (Richarlison); Luiz Henrique (Estêvão), Vini Jr. (Rodrygo) e Gabriel Martinelli (Matheus Cunha). Técnico – Carlo Ancelotti.




