A Santa Casa de Limeira volta a reverter leitos de UTI e enfermaria para o tratamento de Covid-19. A mudança foi confirmada ao Rápido no Ar na manhã desta terça-feira (25), por meio de comunicado.
A nota considera o aumento dos casos de Influenza H3N2 e Covid-19 por meio da variante ômicron, altamente contagiosa, motivo pelo qual “foi necessário reativar o protocolo de Covid utilizado nas ondas anteriores, havendo necessidade de cancelamento de algumas cirurgias eletivas para reprogramação futura”.
O hospital explica que “esse protocolo consiste em transformar leitos gerais da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e da enfermaria, em leitos específicos para pacientes com Covid. Em número de casos, o país já está acima do nível das ondas anteriores, sendo que os dados estão prejudicados pela falta de kits no país para testagem da doença, e o número de internações por Covid tem aumentado rapidamente”.
Afirma, por fim, que “a instituição tem tomado as medidas cabíveis mediante a situação fazendo o possível para atender todas as demandas”. Não foi informado o número de leitos com o novo protocolo e nem o número de cirurgias a ser remarcadas.