No último sábado (29), uma nova versão do clássico clipe de Michael Jackson “They Don’t Care About Us” foi lançada com cenas dos recentes protestos antirracistas que estão acontecendo pelo mundo. A atualização foi dirigida pelo cineasta Spike Lee, responsável pela elaboração do clipe original, e publicada no canal oficial de Michael Jackson, no YouTube. Na mesma data de lançamento, o rei do pop completaria 62 anos.
“Grandes canções de protesto não podem envelhecer, ficar obsoletas ou irrelevantes porque a luta ainda continua. É por isso que “They Don’t Care About Us” é o hino durante este mundo caótico e pandêmico em que todos vivemos. Para comemorar o dia do nascimento de Michael Jackson, fizemos o curta-metragem de 20200 para continuar a luta pela igualdade para todos”, disse Spike Lee.
A produção mistura as cenas dos clipes originas; um gravado no Pelourinho, em Salvador, com a participação do Olodum, em 1996 e outro em uma prisão, e incluem gravações das manifestações antirracistas registradas no Brasil, EUA, África do Sul, Espanha, Inglaterra, Alemanha, Israel, Canadá, Japão, Finlândia, Itália, entre outros.
Em maio deste ano, após a morte de George Floyd, nos EUA, os protestos antirracistas e de combate à violência policial ganharam força pelo mundo todo. Outro caso que gerou vários protestos e manifestações foi a morte de Jabob Blake, que foi baleado sete vezes pelas costas pela polícia de Kenosha, no Wisconsin.
Na nova versão de “They Don’t Care About Us”, toda vez que Michael Jackson canta o trecho “They don’t really care about us” (eles não se importam com a gente), a tela mostra negros presos ou sofrendo violência da polícia. Desse modo, a releitura em homenagem aos 62 anos do cantor apresenta um grande apoio ao movimento antirracista Black Lives Matter.
Confira a nova versão de “They Don’t Care About Us”: