Neste sábado (21), o Parque Cidade recebe o Circuito Sesc de Artes, das 16h às 21h30, com espetáculos gratuitos de circo, dança, música e teatro, exibição de filmes, e oficinas de literatura, artes visuais e tecnologias e artes. As atividades são gratuitas e livres para todos os públicos, uma medida que visa democratizar o acesso à cultura. A realização é do Sesc, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, e Sindicato do Comércio e Varejista.
A animadora cultural do Sesc, Suellyn Camargo, explica que o objetivo primordial do circuito é democratizar o acesso à cultura e ao lazer de qualidade. “Nossa programação também é majoritariamente gratuita, quando não, é com custo muito baixo. Já a praça pública, o Parque Cidade, é um espaço central de fácil acesso para muitas pessoas, aberto a todos, sem restrição. Então, em termos de democratizar o acesso à cultura, é o principal ponto”, disse.
O Circuito traz apresentações de dança com as atividades “O Duelo” e “Vivência do Passinho”, com Os Clássicos do Passinho. O grupo Solas de Vento realiza o espetáculo circense “Os Perdidos” e o Barracão Cultural apresenta o teatro “A Condessa e o Bandoleiro”. Já a música fica por conta do cantor cubano Fernando Ferrer.
A programação traz ainda o Gabinete de Curiosidades e Habilidades que resgata os traveling shows, carros antigos itinerantes que apresentavam atrações artísticas e curiosidades em diversas cidades. Nele acontecem o “Palavra Imagem”, realizado pela Cia. Circo de Trapo, o “Curtas de Animação da Pixar” e “Dr. Gepetostein e os Brinquedos Mutantes”, com o Coletivo Unsquepensa Arte. Este último é uma novidade do Circuito, para este ano, que permite que os participantes remontem brinquedos e novas caricaturas, sendo possível ainda trazer suas próprias peças e utilizá-las na criação de um brinquedo único.
Quanto à programação, Suellyn diz que Sesc busca inovar todos os anos. “Os artistas são de muita qualidade, a maioria não aparece na grande mídia, aparece em seu circuito cultural e apresentações. Isto é um recorte bem bacana, a população passa a conhecer muito artista bom, de pesquisa, que realiza um trabalho legal”, acrescentou.
As atividades são voltadas para todas as idades, permitindo a participação igualitária entre crianças, jovens, adultos e idosos. “Quando a gente pensa em democratizar o acesso, é permitir que todas as idades também possa participar igualmente. Toda linguagem é voltada pra todo mundo”, finalizou a animadora.
Conheça mais sobre cada atividade:
O DUELO
OS CLÁSSICOS DO PASSINHO (RJ)
Das comunidades e dos bailes funk vem a batalha de passinho. Seguindo as batidas dos DJs e as palavras de ordem dos MCs, os dançarinos criam e repetem movimentos cada vez mais elaborados, incorporando elementos do break, frevo, capoeira e até mesmo do kuduro e do contorcionismo. “O Duelo” será disputado por Celly Idd, Thamires Ca?ndida, Sidy e Andre? Db, com participação do DJ Seduty Hadassa.
VIVÊNCIA DE PASSINHO
OS CLÁSSICOS DO PASSINHO (RJ)
Além de assistir a batalha de dança entre os dançarinos do grupo carioca, o público também é convidado a aprender alguns movimentos do passinho. Seguindo as batidas do DJ Seduty Hadassa, os participantes poderão seguir as indicações ou improvisar com sua criatividade ao ritmo do funk.
OS PERDIDOS
SOLAS DE VENTO (SP)
Dois personagens saem em viagem apenas com uma escada e um atlas. Entre brincadeiras e confusões, eles usam a imaginação para transformar a escada em barco, caverna e montanha. Os artistas Bruno Rudolf e Ricardo Rodrigues utilizam elementos de acrobacia e de dança para criar um espetáculo cômico e poético, que nasceu de um exercício no projeto Cubo de Ensaio, da Mostra Sesc de Artes e Circulações.
A CONDESSA E O BANDOLEIRO
BARRACÃO CULTURAL (SP)
Entediada com a nobreza, uma condessa sonha com uma vida de aventuras, enquanto um bandoleiro vive todos os dias no limite do perigo. Essas duas histórias se encontram nesta peça do grupo paulista, eleita o melhor espetáculo jovem de 2015 pelo Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem. Os atores também são responsáveis pela música, com sonoridade de ritmos bem brasileiros.
FERNANDO FERRER
FERNANDO FERRER (SP)
O cantor cubano de carreira internacional e que já se apresentou ao lado de integrantes dos projetos Buena Vista Social Club e Afro Cuban All Star, radicado em São Paulo, Ferrer e sua banda fazem um show com ritmos de toda a América Latina, como bolero, guajira, cumbia, merengue e salsa.
GABINETE DE CURIOSIDADES E HABILIDADES
PALAVRA IMAGEM
CIA. CIRCO DE TRAPO (SP)
Com um acervo variado de livros ilustrados, mediadores convidam o público para leituras individuais e/ou compartilhadas.
CURTAS DE ANIMAÇÃO DA PIXAR
Exibição de uma seleção dos curtas-metragens de animação criados pelo estúdio Pixar, responsável por grandes sucessos do cinema e atualmente parte da Walt Disney Pictures.
DR. GEPETOSTEIN E OS BRINQUEDOS MUTANTES
COLETIVO UNSQUEPENSA ARTE (SP)
Inspirado pelo bondoso criador do boneco Pinóquio e pelo doutor Victor Frankenstein, o grupo paulista promove uma oficina para reaproveitar, modificar e ressignificar brinquedos usados, velhos e quebrados. Com a troca de partes de bonecas e bonecos, carrinhos e outros objetos, os participantes usam a criatividade para dar vida a novos seres do universo da brincadeira.