Um sonho de criança que se transformou em realidade. Na reportagem especial de hoje, vamos conhecer um pouco da história do jovem limeirense Pietro Krauss, de 22 anos, que na noite deste sábado (19), recebeu o importante prêmio do Troféu Fumagalli, em cerimônia realizada no Zarzuela Eventos.
Mas antes, vamos contar um pouco da história de Pietro Krauss. Desde criança, ele sonhava em trabalhar no mundo do cinema. As megas produções cinematográficas de Hollywood sempre enchiam os seus olhos. Um mundo extremamente distante e quase impossível. Porém, para o então garoto sonhador, era um desafio gigantesco em que ele teria que abrir mão de muitas coisas, vencer o medo, se lançar e acreditar no seu talento. Pietro sempre vislumbrou em sua mente, a real possibilidade de viver do mundo do cinema e ser reconhecido pelo seu trabalho. Desta forma, carregar também as cores de Limeira e do Brasil pelo mundo afora.
Como quase sempre acontece nas histórias de sucesso, Pietro foi motivo de chacota de várias pessoas, inclusive na escola. Segundo o cineasta, muitos diziam que ele sonhava alto demais, e não teria qualquer chance de ter futuro no mundo do cinema.
Com 17 anos, Pietro Krauss, resolveu se lançar de cabeça em busca do seu sonho. Após ser desacreditado por alguns professores do colégio em que estudava, resolveu largar o ensino médio e se mudou para São Paulo. Uma época de incertezas e muitos desafios. Foi exatamente nesse período, em 2019, que ele precisou ser emancipado pelos pais e teve total apoio da família que acreditava em seu potencial.
Em 2021, Pietro começou a alçar voos mais altos, quando foi convidado pela primeira vez para ser produtor nos Estados Unidos. Os primeiros trabalhos realizados na terra do cinema começaram a chamar atenção de grandes nomes da área. Pietro foi responsável pelo documentário sobre os bastidores da vida de Walt Disney e recebeu elogios de Claudemir Oliveira, líder global da The Walt Disney Company que destacou o talento do cineasta. Ele também foi notado por Beto Skubs, ex-produtor e roteirista da famosa série Grey’s Anatomy.
Desta forma, Pietro começou a viajar a cada 90 dias para Los Angeles. Em 2024, precisou mudar definitivamente para os Estados Unidos.
Apesar da pouca idade, Pietro está ganhando cada vez mais espaço no mundo do cinema americano. A série Money ID – A Identidade do Dinheiro – que é uma produção do cineasta limeirense, faz uma viagem detalhada e como nunca mostrada antes sobre a evolução e o impacto do dinheiro ao longo da história, questionando a natureza simbólica e mostrando a evolução tecnológica até a chegada das criptomoedas. A série conta com dois nomes de grande importância mundial, Muhammad Yunus, vencedor do Prêmio Nobel da Paz e Yuval Noah Harari, autor do best-seller Sapiens: Uma Breve História da Humanidade.
A série Money ID, estreou no canal History Channel neste mês de Outubro, como foi mostrado aqui no Rápido no Ar – https://rapidonoar.com.br/producao-internacional-money-id-liderada-por-cineastas-brasileiros-estreia-no-history-channel/
A série foi um sucesso absoluto na Guatemala e também na América Latina e atualmente está sendo transmitida em dezenas de países. Além de Money ID, Pietro Krauss já trabalhou em diversas outras produções para as maiores empresas de Streaming do mundo.
Atualmente o jovem é sócio do Grupo Nova Amsterdã que é dono da Chalon Films, produtora consolidada e bastante respeitada nos Estados Unidos.
E quando questionado sobre o seu maior sonho, o jovem é ainda mais ambicioso – “Meu maior sonho é conseguir trazer um Oscar para o Brasil, e também para minha cidade de Limeira” – afirma.
Pela trajetória que está trilhando e pelos resultados alcançados com apenas 22 anos. Será que alguém vai ousa duvidar?
PRÊMIO TROFÉU FUMAGALLI
Na noite deste sábado (19), Pietro Krauss recebeu o importante prêmio do Troféu Fumagalli, na categoria audiovisual. O destaque internacional alcançado e o sucesso na sua trajetória credenciaram o jovem cineasta limeirense a receber o Prêmio do Troféu Fumagalli 2024. Para Pietro esse será um momento inesquecível em sua carreira – “Pra mim é um dia muito especial. Voltar para Limeira que eu tanto amo para receber esse prêmio tão importante é fantástico. Lembrar de tudo que vive aqui, da minha infância, dos desafios e ver que tudo isso valeu muito a pena, não tem preço. É bom demais ver que estou no caminho certo, e posso servir de inspiração para outros jovens. É possível realizar nossos sonhos, mesmo quando muitos dizem que não” finaliza Pietro Krauss.