Qual é a diferença entre os empresários confiantes que levam suas empresas ao crescimento e os proprietários que não conseguem sair do modo de sobrevivência? Tudo se resume a isto: todos os negócios bem-sucedidos têm uma estratégia de marketing clara e eficaz.
Infelizmente, muitos proprietários de pequenas empresas não acreditam ou entendem o marketing. A dificuldade na execução de tarefas diárias como a construção de um site, o envio de e-mail marketing, comunicações nas redes sociais, otimização de uma página de destino, blogs entre outras.
A estratégia são as decisões que você precisa fazer para que suas táticas funcionem melhor. Sua estratégia de marketing é a base para a criação da consciência do seu negócio, gerando interesse, e consequentemente a geração de novas vendas. Sua estratégia de marketing orienta a cultura da sua empresa, o seu mix de produtos e serviços e seu preço.
Há muitas coisas a considerar para a elaboração de uma estratégia bem-sucedida, mas há cinco decisões chave que ao longo dos anos tenho visto ajudar centenas de proprietários de pequenas empresas a aumentar suas vendas e criar sanidade em seus negócios.
As estratégias de marketing são:
1 – Quem é o seu alvo específico?
2 – Em que categoria a sua empresa se encaixa?
3 – Qual é o seu benefício exclusivo?
4 – Quem é o seu real concorrente?
5 – Como você está se diferenciando dos seus concorrentes?
Para fazer suas táticas funcionam melhor, para crescer o seu negócio e trazer sanidade para o seu
mundo, você tem que decidir sobre o simples, resposta simples para cada uma dessas questões e se comprometer a segui-las.
Este é o foco. E o foco é quase sempre a diferença entre um negócio que cresce de forma rentável para um que nunca parece ganhar algum impulso.
– 1 Quem é o seu alvo específico?
A primeira decisão em qualquer estratégia de marketing é definir o seu cliente alvo. “Quem você serve?” Sempre precisa ser respondida claramente antes que você possa executar qualquer tática eficaz. Isto significa que você tem que dizer “não” a outros clientes potenciais que poderiam comprar de você, mas que são claramente ruins e que podem fazer o seu foco mudar.
Concentrando-se em um alvo bem definido pode fazer você se sentir desconfortável no início, mas mantenha o curso e siga adiante.
– 2 Em que categoria a sua empresa se encaixa?
Sua categoria é simplesmente a breve descrição do que você faz para o mercado. Poucas palavras para descrever o seu negócio. Starbucks é “café de alta qualidade” Chipotle é “burritos mexicanos frescos.”.
A maioria dos empresários não pode resistir o excesso de complicar suas descrições da empresa. Isso deixa as pessoas com incerteza do que você realmente faz, o que enfraquece a eficácia do marketing.
[sg_popup id=”6″ event=”onload”][/sg_popup]
– 3 Qual é o seu benefício exclusivo?
Seu benefício exclusivo destaca-se um (ou dois) ponto principal em seu produto ou serviço. Eles realmente devem oferecer (benefícios) que seu cliente realmente quer, e não uma longa lista de todas as coisas que seu produto faz (características).
– 4 Quem é o seu real concorrente?
Quando alguém está procurando uma solução para um problema, rapidamente buscam alternativas para comparação – a sua concorrência. No entanto, a maioria dos empresários não sabe quem são estes que são comparados a eles. Isso frustra o processo de venda, pois você não sabe o que o mercado oferece para combater o seu marketing.
Você precisa ser claro em sua própria mente sobre quem é o seu maior concorrente.
– 5 Como você está se diferenciando dos seus concorrentes?
Depois de ter definido algumas etapas faça uma lista de todas as coisas que você faz de forma diferente e melhor. Em seguida, classifique cada um deles pela forma como esses fatores são importantes para o seu cliente. Escolha um ou dois e coloque em sua página inicial e inclua nos seus breves discursos e pitch’s.
Não complique isso. As pessoas só querem saber uma ou duas coisas para se mover ao longo de sua decisão. É mais barato? Você tem uma entrega mais rápida? Melhor serviço personalizado?