Dados do monitoramento pluviométrico do Rio Jaguari, o principal manancial que abastece Limeira (SP), indicam que, em comparação com o ano passado, o índice de chuvas neste ano de 2021 está 12% menor.
A BRK informou em nota que, embora outubro tenha apresentado um aumento no índice pluviométrico em relação ao mês de setembro, o acumulado do ano ainda permanece baixo. É, até agora, o menor volume acumulado de chuvas no ano desde 2014, data da crise hídrica no Sudeste.
Segundo os dados coletados no Rio Jaguari, em Limeira, entre 1º de janeiro e 31 de outubro de 2021 foram registrados 739 milímetros de chuva, enquanto no mesmo período em 2020 foram registrados 842 milímetros de chuva. O Rio Jaguari conta com a captação da água enviada para a Estação de Tratamento de Água (ETA), que abastece toda a cidade.
Atualmente, o rio Jaguari se encontra com vazão de 15m³/s e o Ribeirão Pinhal está com 60% da sua capacidade.
Ainda de acordo com a BRK, para o mês de novembro, a expectativa é de um volume de chuvas em torno de 185 milímetros, de acordo com a média dos últimos anos registrada em Limeira. “A concessionária reforça que, embora o período de chuvas esteja iniciando, se faz necessário que toda a população se mantenha atenta ao consumo consciente de água para a plena recuperação dos mananciais de captação do município”, diz em nota a concessionária.