Nos próximos dias, a chegada de uma nova frente fria trará chuvas para o Sul e parte do Sudeste do Brasil, enquanto as regiões central e norte do país continuarão enfrentando altas temperaturas e clima seco, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Frente fria atinge o Sul e avança para o Sudeste
Uma área de instabilidade vinda da Argentina e do Paraguai causará aumento das chuvas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com previsão de intensificação até o fim de semana. Segundo o meteorologista Heráclio Alves, do Inmet, essa frente fria seguirá para o Paraná e o sul do Mato Grosso do Sul entre sábado e domingo. Na segunda-feira, a chuva também deverá atingir o leste de São Paulo, incluindo a capital e o litoral.
Persistência de calor e seca no centro do país
Enquanto o Sul e o Sudeste enfrentarão um clima mais ameno, a área central do Brasil, incluindo o Centro-Oeste e o Norte, continuará sofrendo com o calor intenso e a baixa umidade. O meteorologista do Inmet alerta que as temperaturas podem chegar a 41°C em alguns estados, como Mato Grosso, Tocantins e sul do Pará, com níveis de umidade abaixo de 15%, agravando as condições de seca nessas regiões.