A Internacional tem duas verdadeiras decisões seguidas no Limeirão, que podem muito bem definir o seu futuro no Paulistão. Hoje contra o São Bernardo, às 16h e na terça-feira, às 20h30, contra o Red Bull Bragantino, o Leão não pode nem pensar em perder pontos.
A Inter vem de quatro empates seguidos no Campeonato Paulista, dois em casa, contra Guarani (0 x 0) e Ponte Preta (1 x 1) e dois fora de casa, diante de Novorizontino (1 x 1) e Noroeste (2 x 2).
Uma coisa é certa: existe evolução. A Inter foi bem contra a Macaca e sofreu o empate em Bauru nos acréscimos, graças a um pênalti bobo cometido por Juan Tavares. “A vitória está batendo a nossa porte. Está faltando um pouco de sorte também”, disse o meia Albano, novamente eleito o melhor em campo e autor de duas assistências contra o Noroeste, para os gols de Pablo Diogo e Rhuan.
O técnico Felipe Conceição disse que neste momento não há motivo para preocupação. “Se a gente estivesse jogando mal, tudo bem. Mas olha nosso volume de jogo contra Ponte Preta e Noroeste. Deixamos de matar o jogo quando estávamos na frente e fomos castigados no fim. Uma hora vai dar certo e espero que seja contra o São Bernardo”, comentou.
E o treinador tem razão. Contra a Ponte Preta, o Leão vencia por 1 a 0, quando Ibay Ly (duas vezes) e Alex Sandro perderam excelentes oportunidades. Diante do Noroeste, quando a Inter virou para 2 a 1, Alex Sandro perdeu um gol inacreditável na pequena área. Sem contar o gol anulado por impedimento.
Conceição pediu um voto de confiança da torcida, apesar da pressão pela ausência da primeira vitória. “O clima está bom. Estamos mais confiantes. Tenho a plena certeza que faremos um bom jogo neste sábado. Vindo a primeira vitória, vamos deslanchar no campeonato”, frisou.
Sobre a escalação, até pelo poderio do São Bernardo, que venceu quatro das cinco partidas que disputou, Conceição deverá manter o esquema tático 3-5-2.
Mas não usará dois laterais, como de costume. Rhuan foi muito bem em Bauru e a tendência é seguir na equipe titular. Leocovick apresentou um inchaço no tornozelo direito, fruto de uma entrada em Bauru. Caso fique de fora, Juan Tavares assumiria a lateral-esquerda. A dúvida está na ala-direita entre Felipe Albuquerque e JP Galvão.
O São Bernardo só perdeu para o Mirassol por 2 a 1, no ABC. O Bernô venceu o Água Santa por 2 a 1, em Diadema, bateu o Red Bull Bragantino por 3 a 2, em casa, fez 1 a 0 no Botafogo, em Ribeirão Preto e na última rodada virou para cima do Santos por 3 a 1, no Primeiro de Maio, gols de Lucas Tocantins, Augusto e Lucas Rian.
Os destaques do time comandado por Renato Catalá são os atacantes Fabrício Daniel e Léo Jabá, ex-Corinthians. O experiente Felipe Azevedo está no banco.
Desde que retornou a divisão de elite em 2020, a Internacional enfrentou o São Bernardo em três ocasiões. Em 12/03/2022, o Leão, do técnico Vinícius Bergantin, venceu no Limeirão por 2 a 1, gols de Ronaldo, de pênalti e Thiago Alagoano. Com essa vitória, escapou do rebaixamento.
Em 2023, no primeiro ano de Danilo Maluf à frente do Leão, o São Bernardo deu o troco e venceu por 3 a 0, no Limeirão, com um show do atacante limeirense Christyan Barletta.
Já no ano passado, curiosamente, a Internacional conquistou sua primeira vitória no Paulistão exatamente contra o São Bernardo. O Leão vinha de duas derrotas para Portuguesa e Palmeiras e um empate diante da Ponte preta, em Campinas, quando fez 2 a 0 no time do ABC, gols de Gustavo Bochecha e Juninho.
Internacional x São Bernardo
Internacional – André Luiz; Eduardo Porto, Gui Mariano e Roberto Rosa; JP Galvão (Felipe Albuquerque), Marlon, Iba Ly, Rhuan e Leocovick (Juan Tavares); Albano e Alex Sandro. Técnico – Felipe Conceição.
São Bernardo – Alex Alves; Hugo Sanches, Helder, Matheus Salustiano e Augusto; Pará, Lucas Lima e Romisson; Léo Jabá, Fabrício Daniel e Guilherme Queiroz. Técnico – Ricardo Catalá.
Árbitro – Lucas Canetto Bellote
Auxiliares – Luiz Alberto Andrini Nogueira e Marcela de Almeida Silva
VAR – Márcio Henrique de Góis.
Local – Limeirão, às 16h.