Com 55 escolas participantes e 7.301 inscrições em 10 modalidades, os Jogos Escolares 2023 foram encerrados nesta quinta-feira. A organização foi da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer.
A cerimônia de premiação ocorreu no Teatro Vitória e contou com a presença do prefeito Mario Botion, da vice-prefeita Erika Tank, do presidente da Câmara Municipal, Everton Ferreira, dos vereadores Mariana Calsa, Lu Bogo, Betinho Neves e João Antunes Bano, dos secretários Luiz Augusto Zanon (Esporte e Lazer) e Sérgio Moreira (Comunicação Social), além das escolas vencedoras.
Botion agradeceu a todos os participantes dos Jogos Escolares, realizados de 11 de agosto a 31 de outubro. “Parabenizo a todos os envolvidos nesse grande evento, sobretudo aos professores de Educação Física”, frisou. “Sem a atenção e a dedicação de vocês, nada aconteceria”, completou.
O chefe do Executivo observou, ainda, que a competição vem ampliando, ano a ano, o número de atletas – a modalidade de vôlei, por exemplo, contou com 88 equipes. “Certamente, no ano que vem iremos bater o recorde de inscritos”, destacou Botion. Nesta edição, os jogos incluíram dez modalidades: atletismo, judô, basquete, natação, damas, tênis de mesa, futsal, voleibol, handebol e xadrez.
Erika Tank falou sobre a alegria de fazer parte da entrega das medalhas e troféus às escolas vencedoras, nas categorias Sub-11, Sub-13, Sub-15 e Sub-17. “É um momento muito especial, parabéns a toda equipe da Secretaria de Esporte, aos professores e aos alunos”, comentou.
Zanon voltou a elogiar o empenho dos professores de Educação Física durante a competição. “São vocês que fazem o esporte se movimentar”, salientou. Ele também agradeceu aos servidores das secretarias de Educação e de Esporte e Lazer que colaboraram na execução de todas as provas.
DESTAQUES
Um dos destaques dos Jogos Escolares foi Júlia Siqueira Georgetti, de 10 anos, aluna da Emeief Limeira. Na categoria Sub-11, ela ficou com ouro no judô, e ainda, levou prata no vôlei e bronze no basquete e no atletismo. Praticante de jiu-jítsu, ela começou a treinar judô exclusivamente para a competição. A evolução nos treinos foi tão boa, que o professor de Educação Física pediu que ela ensinasse um pouco da técnica aos colegas.
O desempenho da estudante colaborou para que a Emeief Limeira vencesse a categoria Sub-11, com 105 pontos. No feminino, além do judô, a unidade ficou com o ouro em damas, prata no voleibol e bronze nas modalidades de basquete, tênis de mesa e xadrez. Já no masculino, a escola faturou ouro no judô e damas, prata no voleibol e bronze no futsal.
A Organização Einstein de Ensino foi campeã em duas categorias, no Sub-13, com 119 pontos, e no Sub-15, com 94 pontos. No Sub-13 masculino, ficou com ouro no atletismo e no handebol, prata na natação e no xadrez e bronze no basquetebol. No Sub-13 feminino, sobressaiu-se no handebol, basquetebol e natação (ouro), futsal (prata) e atletismo e damas (bronze).
Já no Sub-15, levou ouro no handebol e no voleibol, prata no tênis de mesa, e bronze no atletismo e na natação. No Sub-15 feminino, as alunas foram ouro no atletismo, basquetebol e handebol e bronze no futsal e damas.
No Sub-17, o Colégio Técnico de Limeira (Cotil) foi o grande vencedor, com 120 pontos. No masculino, a escola obteve ouro no handebol, tênis de mesa e voleibol, garantiu a prata no atletismo e damas e bronze no xadrez. No feminino, venceu as modalidades atletismo, handebol e tênis de mesa, prata em damas e no futsal e bronze no voleibol.