Com a chegada do frio intenso em Limeira (SP), uma equipe de acolhimento do Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal) tem ido todos os dias às ruas para acolher moradores de rua. O serviço de abordagem social tem sido intensificado também em razão da pandemia do novo coronavírus.
Segundo o coordenador de Abordagem Social, Betinho Neves, a tentativa é de levar esses cidadãos em vulnerabilidade para o Centro de Acolhida, localizado na Rua Capitão Bernardes, no Centro de Limeira.
“Nós vamos até a rua, ofertamos para essas pessoas para que venham até o abrigo. Chegando aqui é ofertado o banho, toda a parte de higiene pessoal, uma máscara (para proteção contra o coronavírus), alimentação e o pouso”, relata o coordenador de Abordagem Social, Betinho Neves.
Segundo Betinho, infelizmente a maioria dos moradores de rua ainda recusam a ajuda, por não desejarem se dirigir até o abrigo e se submeter às regras do local, que impedem o consumo de álcool e drogas no período de estadia. “Mesmo assim fazemos um trabalho de convencimento muito grande todos os dias até as 22h”, afirma. “Devido ao frio e ao risco que eles correm nas ruas”, justifica.
A abordagem social pode ser acionada pelo 3443-5045, além das equipes da Defesa Civil (199) e da Guarda Civil Municipal (153) que também podem ser acionadas.
No Centro de Acolhida, que funciona das 20h às 7h, os moradores de rua podem tomar banho, jantar e dormir. Já o Centro Pop fica aberto durante o dia, com atendimento psicossocial, alimentação, entre outras atividades.