O Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom) celebra, nesta sexta-feira (4), seus 57 anos de atuação em Limeira. Fundada em 1968, a autarquia é responsável por executar, de forma direta, a política de Assistência Social do município, atendendo milhares de famílias em situação de vulnerabilidade. Com uma ampla rede de parcerias e serviços descentralizados, o órgão se tornou referência no estado de São Paulo.
Com 23 unidades em diferentes regiões da cidade, o Ceprosom atende mensalmente cerca de 7.500 famílias, além de manter 33 mil registros no Cadastro Único (CadÚnico). Desse total, aproximadamente 13 mil famílias recebem o Bolsa Família. Em parceria com 22 organizações da sociedade civil, o órgão oferece ainda serviços a mais de 8 mil pessoas, entre crianças, adolescentes, idosos, jovens e pessoas com deficiência.
Rede de atendimento especializada
A equipe é composta por 233 servidores e 17 estagiários, que atuam em centros comunitários, unidades do CRAS, Centro POP (para população em situação de rua), e no atendimento especializado à mulher vítima de violência, por meio da Rede Elza Tank. Uma das colaboradoras mais antigas, a assistente social Vanessa Versinhassi, com 26 anos de atuação, destaca o impacto transformador do trabalho realizado. “É um serviço que oferece outras possibilidades de vida”, afirma.
Cursos e novos projetos para o futuro
O Ceprosom também promove qualificação profissional com cursos nas áreas de informática, padaria artesanal, bartender, entre outros. Desde janeiro, já foram abertas 252 vagas. Para os próximos meses, está prevista a criação de uma nova Residência Inclusiva e a implantação do Programa Família Acolhedora. O presidente da autarquia, Dimas Peruzza, destaca também parcerias com instituições como o Consulado da Mulher, para incentivar o empreendedorismo feminino.