O CEO da farmacêutica Moderna, Stéphane Bancel, disse em entrevista ao jornal suíço Neue Zuecher Zeitung que a pandemia causada pelo novo coronavírus pode acabar dentro de um ano. Segundo o executivo da empresa americana, o aumento da produção de vacinas e da distribuição a todos os países do mundo deve levar a crise sanitária global a seu fim.
Bancel faz a estimativa baseado no aumento da capacidade industrial de produção de imunizantes dos últimos seis meses. Ele acredita que as doses de reforço para todos serão possível em breve. “Quem não se vacinar vai se imunizar naturalmente porque a variante Delta é muito contagiosa. Dessa forma, vamos acabar em uma situação parecida com a da gripe”, disse Bancel ao Neue Zuercher Zeitung. “Você pode se vacinar e ter um bom inverno. Ou você não faz isso, corre o risco de ficar doente e, possivelmente, até acabar no hospital”, completou.
O executivo afirmou que em um ano a pandemia estará normalizada, mas os cuidados com a vacinação contra a covid-19 deverão permanecer. Para ele, idosos e imunossuprimidos devem ter uma atualização das vacinas já em 2022. As novas vacinas deverão ser modificadas para combater casos específicos, como da variante delta. As novas versões já estão em estudos em laboratórios.