As ruas do centro de São Paulo estão recebendo a instalação de dispositivos equipados com câmeras de monitoramento e alertas luminosos e sonoros para auxiliar a população durante alguma situação de emergência. Os totens têm o objetivo de aumentar a sensação de segurança nos arredores. Além dos avisos, os equipamentos permitem que as pessoas façam ligações ou videochamadas com a Polícia Militar 24 horas por dia.
Conforme a Coordenadoria de Análise Criminal e Pesquisa (CAP), da Secretária da Segurança Pública (SSP), ainda em fase de teste, acadêmicos da Unicamp e Unifesp estão formulando questionários que serão transmitidos a frequentadores da região. Na enquete, haverá perguntas para entender o que a população acha sobre o equipamento e se vale a pena, ou não, o investimento.
“Estamos empenhados em garantir a efetividade dos totens para a população. Se realmente for positivo, colaborar para queda dos indicadores criminais e aumentar a sensação de segurança na região, vamos estudar as melhores localidades para instalar outros”, disse o capitão Júlio César, da CAP. “É um teste e um estudo robusto. Todos os dados serão parametrizados para saber se realmente funcionam.”
Um dos totens foi instalado na rua dos Protestantes, bem próximo de onde se concentra o fluxo de usuários das cenas abertas. Esse, especificamente, além de ter a função de efetuar uma ligação para o 190, ainda pode emitir mensagens gravadas com orientações sobre saúde, como onde encontrar abrigo ou locais de tratamento, como o Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas, do governo do estado.