A Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) inaugurou a sede da Força Tática do 7º BPM/M nesta quinta-feira (1), na rua Vitória, zona central de São Paulo. Até então, a Força Tática funcionava na sede do 7º BPM/M, localizada na Avenida Angélica. A unidade possui atendimento 24h para uma população estimada em dois milhões de pessoas, podendo chegar a seis devido aos comércios e serviços da área.
“Estamos aqui mais uma vez, na região central, entregando para a população e para os policiais militares uma importante estrutura que faz parte de nosso plano estratégico de não só realizar o patrulhamento, mas de reduzir ainda mais os índices de criminalidade para os moradores e comerciantes dessa região tão importante, que sempre foi prioridade na nossa gestão”, disse o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite.
Além de autoridades, a inauguração também contou com a presença de moradores da região, como a dona Rosa Corrêa, de 64 anos. A mulher, que mora na rua dos Gusmões há 4 anos, diz que o centro de São Paulo melhorou em relação ao que era em anos anteriores. “Tem tido sim uma melhora bem expressiva de tudo aqui. A gente vê muitos policiais, tem um em cada esquina. Desde agosto do ano passado, finalmente eu consegui dormir em casa”, comenta.
Atualmente, o capitão PM Eduardo Casagrandi é o comandante da companhia da Força Tática, unidade diretamente subordinada ao 7º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M), que atende aos bairros da Liberdade, Higienópolis, Consolação, Bela vista, Sé, República e Santa Ifigênia e é comandado pela tenente coronel PM Rosemeire Santos.
O imóvel é alugado, e o contrato tem vigência de cinco anos. Ao todo, são R$ 2,4 milhões pagos pelo estado durante todo o período.
A obra começou em julho do ano passado e terminou neste mês. O espaço é dividido em três andares, com alojamentos, academia, banheiros ao público, salas de operação, vagas de estacionamento, reservas de armas e ambientes adaptados para pessoas com deficiência.
Operação FT – Força Total pelo Centro
Ao término da inauguração, os policiais da Força Tática do 7º BPM/M desencadearam a Operação FT – Força Total pelo Centro para aumentar o patrulhamento e combater a criminalidade em pontos estratégicos na região central, como nas áreas das Cenas Abertas de Uso, na Sé, no Glicério e no entorno da República.
Na região do 7º Batalhão, em dezembro do ano passado, houve queda de 36,9% nos roubos e 25,7% nos furtos em relação ao mesmo período do ano anterior. Também foram realizadas no mês 62 prisões ou apreensões de pessoas e retiradas 14 armas de fogo de circulação.
Reforço do policiamento na região central
Está é a segunda companhia inaugurada pela gestão no centro de SP em menos de cinco meses. No ano passado, foi inaugurada a sede da 2ª companhia do 7ºBPM/M, que opera na rua Dom José de Barros, na República, no centro de São Paulo.
A chegada das novas companhias no centro reforça o compromisso da gestão de restaurar o centro de SP, que também terá mais de 2 mil policiais nas ruas. Os agentes virão de parte do efetivo empregado na Operação Verão e da aprovação de medidas que permitirão aumentar o número de policiais nas ruas, como a contratação de policiais militares inativos (aposentados) e temporários para realizar funções administrativas.