A Prefeitura de Araras (SP) inaugurou, recentemente, o COI (Centro de Operações Integradas), que vai funcionar no Casarão (antigo Casarão “Benedita Nogueira”), contando com 12 monitores que recebem sinal das 938 câmeras de segurança já instaladas na cidade.
No COI irão trabalhar três GCMs (Guardas Civis Municipais) e um PM (Policial Militar), em turnos de 24 horas por dia e sete dias por semana.
“Nossos índices são ruins, mas vão ser muito melhores. Queria agradecer a todo mundo que trabalhou aqui, todos os profissionais. Estou muito feliz”, disse o prefeito Pedrinho Eliseu durante a inauguração.
O secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, Fernando Chieregatto. também destacou as melhorias que virão com o sistema. “Muda tudo, são os olhos dos policiais que vão trabalhar aqui. Vai melhorar muito os índices da nossa cidade. É coisa de primeiro mundo”, afirmou.
O sistema da Muralha Digital terá 1.341 câmeras e será integrado aos bancos de dados Detecta, do Estado de São Paulo, e Córtex, do Governo Federal. “Não dá para ficar longe da tecnologia, ela vem justamente para potencializar o nosso trabalho. Com o efetivo funcionamento do sistema, nossas ações serão mais assertivas se o crime já aconteceu e assim como a prevenção”, afirmou o tenente-coronel/PM Alexandre Bergamasco, comandante do 36º Batalhão.
Também estiveram presentes o deputado federal Mário Frias (PL); capitão/PM Erlon de Paula, que comanda a 1ª Companhia de Limeira (SP); o tenente/PM Paulo César Olivato que é comandante do Corpo de Bombeiros de Pirassununga (SP); tenente/coronel Luodenir Gonzaga; cap/PM Daniel Lançoni, comandante da 2ª Companhia da PM; Edgar Albanez, delegado titular de Araras; Tabajara Zuliani dos Santos que é o delegado titular do SIG (Serviço de Investigação Geral), além dos vereadores Marcelo de Oliveira, Manoel Oliveira dos Santos Filho – Mané da Rádio, José Roberto Apolari, Deise Olímpio e Márcio Tonissi.
RECONHECIMENTO – No evento também foram homenageados os Guardas Civis Municipais (GCM) e PMs que participaram da ocorrência da tentativa de assalto ao carro forte no dia 13 de dezembro.
Os certificados foram entregues aos GCMs José Antônio de Oliveira Santos, Leonardo Vinicius Jardim de Oliveira, Ademir Aparecido Hencklein, Marcelo Orpheu, Marcos Antônio Machado, Willians Roberto Corbanezi dos Reis e ao comandante da Guarda, Salathiel José da Silva. Já os policiais militares congratulados são os cabos Márcio da Silva, André dos Santos, Donizetti Ferreira Junior, Helbert Lopes, Luciano de Toledo e capitão Daniel Lançoni.