Quem passou por esses dias pelo Centro de Lazer do Trabalhador João Denardi em Iracemápolis (SP) viu que uma pintura está acontecendo na fachada do salão 08 de março (salão maior). Trata-se da obra “Iracema para todos”, de autoria do artista plástico João Paulo Ramos da Silva, residente em Iracemápolis.
O projeto foi contemplado pelo Edital da Lei Aldir Blanc em 2021. A obra trata-se de uma releitura de obras da artista modernista Tarsila do Amaral, e conta com o apoio da Coordenadoria de Ação Cultural.
O artista uniu elementos de três obras da artista em sua criação, inserindo elementos como: spray, estêncil entre outros. Pode-se dizer que o resultado final será uma espécie de grafite com elementos modernistas de Tarsila, sendo o primeiro painel público de arte urbana da cidade de Iracemápolis em homenagem ao Centenário da Semana de Arte Moderna.
A coordenadora da pasta, Dalila Mouro, destaca que “assim como a semana de 22 trouxe inovações para o campo artístico e ainda reverbera por diversas áreas, é preciso valorizar e apoiar a criação artística que pode influenciar e incentivar as novas gerações. O artista João Paulo está fazendo um trabalho lindíssimo que todos nós teremos o privilégio em contemplar no nosso Centro de Lazer e, nós da Cultura, temos prazer em apoiar”.
A previsão de estreia da obra completa será no dia 16 de março de 2022, próxima quarta-feira.