Com a certeza de que o plantio de árvores nas escolas é uma prática que vai além da arborização do ambiente, pois, essa ação representa uma poderosa ferramenta de educação ambiental e cidadania, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência ecológica nas crianças, o CAP (Centro de Atendimento Pedagógico) de Cordeirópolis (SP) promoveu o plantio de Ipês e Frutíferas. A escola favorecida é o Centro de Educação Infantil “Dona Lourdes”.
Ao participar do plantio de árvores, de acordo com os organizadores, os alunos compreendem a relevância das plantas para o equilíbrio do ecossistema. Eles aprendem, também, questões sobre a contribuição para a redução do calor e para a melhoria do clima, já que a criação de espaços verdes oferecem benefícios como, por exemplo, áreas sombreadas para convivência e melhor qualidade de ar.
Ao todo foram plantados 01 Jabuticabeira, 04 Ipês Brancos; 01 Ipê Roxo de Bola, 01 Goiabeira, 01 Cambuci, 01 Abiu, 01 Grumixameira, 01 Monguba;,01 Seriguela, 01 Cajueiro, 01 Pitangueira, 01 Acerola e 01 Amoreira.
Para Giovana de Nadai, coordenadora do CAP,cuidar de uma árvore plantada desenvolve nos alunos o senso de responsabilidade, de paciência e de empatia, pois aprendem que pequenas ações geram grandes transformações ao longo do tempo.
Com isso, tornam-se cidadão mais sensibilizados com o futuro, entendendo que a conexão emocional com o meio ambiente pode influenciar escolhas futuras mais sustentáveis, tanto no âmbito pessoal quanto profissional.
“Jovens sensibilizados tendem a se tornar adultos mais conscientes e comprometidos com o meio ambiente”, declarou Giovana.