A Central de Ambulâncias da Prefeitura de Limeira (SP) registrou crescimento na demanda em 2025, com destaque para a quantidade de pacientes transportados, que avançou 4,8% entre janeiro e novembro. No período, foram atendidas 45.699 pessoas, sendo 27.491 em deslocamentos internos e 18.208 em viagens para outros municípios. Em 2024, o número de atendimentos chegou a 43.620.
O volume de deslocamentos também apresentou alta. Ao todo, foram realizadas 21.641 viagens em 2025, crescimento de 4,4% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram contabilizadas 20.726 deslocamentos — 16.732 internos e 4.909 externos.
Entre os principais destinos externos estão municípios que concentram serviços de maior complexidade, como Rio Claro (AME, Santa Casa e Hospital Santa Filomena), Mogi Mirim (Serviço de Reabilitação Lucy Montoro e Santa Casa), Campinas (Hospital das Clínicas da Unicamp e Centro Boldrini), Piracicaba (AME, Hospital Regional e Hospital dos Fornecedores de Cana) e São Paulo (Santa Casa, InCor e Hospital do Rim).
O prefeito Murilo Félix ressaltou a importância da Central de Ambulâncias para a população. “O serviço é fundamental para garantir o deslocamento de pacientes do SUS, assegurando acesso contínuo a consultas, exames e tratamentos”, afirmou.
Acesso a tratamento especializado
O impacto do serviço é percebido diretamente por famílias que dependem do transporte para a continuidade dos tratamentos. É o caso de Danieli Xavier, de 37 anos, mãe de Luis Felipe, de 7 anos, usuária da Central desde que o filho tinha 1 ano. Diagnosticado com a síndrome rara de Sotos, que provoca hipercrescimento, o menino também apresenta problemas renais e fraqueza muscular, o que exige acompanhamento médico constante.
Semanalmente, ele é levado à Apae de Pirassununga para atendimentos nas áreas de neurologia, oftalmologia e terapia ocupacional. Além disso, de uma a três vezes por mês, a família se desloca até o Hospital das Clínicas da Unicamp, em Campinas, para consultas nos departamentos de genética, ortopedia e nefrologia. “A Central de Ambulâncias é uma bênção para a nossa família. Eu não dirijo, não tenho carro e não consigo usar transporte coletivo, porque meu filho utiliza cadeira de rodas. A van com rampa automática facilita muito, ele nem precisa ser retirado da cadeira”, relata Danieli.
Frota em números
Para garantir o atendimento, o setor conta com 44 funcionários e uma frota composta por 37 veículos, incluindo um micro-ônibus, sete ambulâncias, oito furgões, dez vans e 11 carros. A estrutura garante agilidade no atendimento tanto dentro quanto fora do município.
A diretora do Departamento de Urgência e Emergência, Thais Helene de Souza Guedes, salienta que a Central atende 100% da demanda, desde que os usuários sigam os critérios estabelecidos: viagens dentro de Limeira devem ser solicitadas com 24 horas de antecedência; para outras cidades, o agendamento deve ocorrer com, no mínimo, 72 horas.
A solicitação de transporte deve ser feita presencialmente na Central de Ambulâncias, localizada na Rua Cunha Bastos, 210, no Centro. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, sem intervalo para almoço. É necessário apresentar RG, cartão SUS, comprovante de residência e o agendamento médico.
O serviço atende exclusivamente usuários do SUS, não sendo possível realizar transportes para consultas ou procedimentos particulares. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 3441-8314 e 3441-1930.




