Há três anos, J. C., de 75 anos, que mora em Limeira, faz tratamento no Hospital do Câncer de Barretos, onde já realizou quatro cirurgias. Devido à gravidade da doença, a esposa V. C., de 71 anos, o acompanha nas viagens até o hospital – a 300 quilômetros de distância – realizadas com apoio da Central de Ambulâncias da Prefeitura de Limeira. “Estamos satisfeitos com o atendimento que recebemos, os motoristas e toda equipe são sempre muito atenciosos”, disse a esposa.
J. C. é um dos 2.800 usuários atendidos mensalmente pela Central de Ambulâncias. Só neste ano, de janeiro a maio, foram transportados 14.160 pacientes. Desse total, 55% das viagens ocorreram dentro da própria cidade, no suporte a pacientes acamados que precisam deslocar-se até a rede hospitalar ou a unidades de fisioterapia e hemodiálise. Os 45% restantes referem-se a viagens para outras cidades, sendo que os principais destinos são Campinas, São Paulo, Piracicaba, Rio Claro, Leme, Sumaré, Santa Bárbara e Mogi Mirim.
A Central também transporta pacientes que fazem tratamento em locais mais distantes, como o já mencionado Hospital de Câncer de Barretos, além do Hospital Oftalmológico de Sorocaba e o Instituto Lauro de Souza Lima de Bauru, especializado no tratamento da hanseníase. No rol de hospitais do interior, há ainda o Amaral Carvalho, em Jaú, que atua no segmento de oncologia, e os hospitais universitários de Ribeirão Preto e Botucatu.
O chefe de Setor de Transportes da Central, Juarez Martins da Silva, ressalta que o atendimento a pacientes dentro do município funciona de segunda a segunda, 24h por dia. Para dar conta da demanda, o setor dispõe de 42 funcionários, sendo 32 motoristas, e 19 veículos. São seis ambulâncias, cinco carros, quatro vans, uma delas adaptada para transporte de cadeirantes, dois micro-ônibus e duas Kombis.
Neste ano, a Central recebeu dois veículos zero-quilômetro (Chevrolet Spin), com capacidade para sete lugares cada um. O Departamento de Gestão Administrativa da Secretaria de Saúde informa que a pasta finaliza processo para compra de uma ambulância de grande porte e já emitiu requisição para compra de outros sete veículos, com verbas já aprovadas pelo Ministério da Saúde. Paralelamente, a pasta trabalha na conclusão de procedimento para locação de seis ambulâncias de pequeno porte.
Serviço:
A Central recebe solicitações de transporte de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h. Para tanto, o paciente ou familiar deve ir pessoalmente à unidade, que fica na Rua Cunha Bastos, 210, no Centro. É necessário apresentar o agendamento do serviço médico, RG, comprovante de residência e cartão SUS. Pedidos de viagens para outras localidades devem ser feitos com, pelo menos, sete dias de antecedência. Informações pelos telefones 3441-8314, 3443-1930 e 3497-1736.