Para evitar o contágio do novo coronavírus e a propagação da Covid-19, a Prefeitura de Sorocaba publicou nesta terça-feira (24) uma instrução normativa com novos procedimentos para o sepultamento de pessoas que vierem a óbito por conta da doença, ou que seja classificado como suspeita de contágio pelo novo coronavírus. O objetivo da medida é minimizar a exposição de familiares e de funcionários dos cemitérios municipais.
Segundo a normativa, “todas as pessoas que vierem a óbito por conta da Covid, ou suspeita do vírus, serão encaminhadas ao Cemitério Santo Antônio”. Esta medida não é válida para quem possui sepulturas nos cemitérios particulares, ou em outros municípios. De acordo com a prefeitura o horário do cemitério Santo Antônio será estendido para os casos de atendimento de morte pelo novo coronavírus, podendo ser sepultados até de madrugada.
Quando de um falecimento decorrente do coronavírus, não será permitida a entrada de familiares durante o sepultamento, como forma de se evitar contágio. Seguindo as orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, também não acontecerão velórios.
Importante ressaltar que os cemitérios municipais (Santo Antônio, Consolação, Saudade e Aparecidinha) estão com as visitações e exumações suspensas por prazo indeterminado, desde o dia 20 de março.