A CBF divulgou o regulamento da Copa do Brasil de 2025. A entidade anunciou uma alteração na primeira fase em relação aos últimos anos. Agora, em caso de igualdade nos duelos da primeira fase, os classificados serão conhecidos nos pênaltis.
Antes, a equipe visitante tinha a vantagem do empate. O time da casa, pior colocado do que o adversário no ranking da CBF, jogava em seu estádio, mas tinha que vencer o confronto para avançar de fase.
Na segunda fase da competição de 2025, as equipes também se enfrentam em partida única. Assim como na etapa inicial, o time classificado será conhecido nas penalidades em caso de empate.
A partir da terceira fase, os times se enfrentam em jogos de ida e volta. No caso de empate nos pontos ganhos, os critérios de desempate são: maior saldo de gols e, posteriormente, cobranças de pênaltis.
Os duelos da primeira fase estão previstos para os dias 19 e 26 de fevereiro de 2025. As partidas da decisão da Copa do Brasil devem ocorrer nos dias 2 e 9 de novembro.
A Copa do Brasil conta com 92 equipes, tendo representantes das 27 federações. Oitenta times disputarão a primeira fase, entre eles a Inter de Limeira. Os confrontos serão conhecidos por sorteio, que também determinará o chaveamento da segunda fase.
Doze equipes já estão garantidas na terceira fase da competição eliminatória. São elas: Cruzeiro, Bahia, Botafogo, Palmeiras, Fortaleza, Internacional, Flamengo, Paysandu, CRB, Santos, São Paulo e Corinthians.
Adversários
A Internacional disputará pela segunda vez em sua história a Copa do Brasil. O Leão conquistou uma vaga na milionária competição organizada pela CBF ao chegar até as quartas de final do Paulistão deste ano – foi eliminado pelo Red Bull Bragantino por 3 a 0.
Por estar na 96ª posição do ranking da CBF, a equipe limeirense estará no Pote F no sorteio, com mais nove equipes: Humaitá/AC, Trem/AP, Ceilândia/DF, Maranhão, Operário/MT, Tuna Luso, Operário/MS, Concórdia/SC e Sergipe. Desta forma, cada time deste pote terá um adversário que virá do Pote B.
A Inter já sabe quem ela poderá receber no Limeirão: Ceará, Coritiba, Vitória, Sampaio Corrêa, Brusque, Ponte Preta, Vila Nova/GO, Sport, Operário/PR ou Criciúma.
Ou seja, são três times de Série A (Ceará, Vitória e Sport), quatro da Série B (Coritiba, Vila Nova/GO, Operário e Criciúma), dois da C (Brusque e Ponte Preta) e um da D (Sampaio Corrêa).
Serão 92 times participantes, sendo 16 do Norte, 26 do Nordeste, 10 do Centro-Oeste, 27 do Sudeste e 13 do Sul.
Além da Inter, o Estado de São Paulo será representado por Palmeiras, Santos, Red Bull Bragantino, Novorizontino, São Paulo, Inter de Limeira, Ponte Preta, Portuguesa, Corinthians e Votuporanguense (vaga conquistada com o vice da Copa Paulista).
Em 2017, a Inter, na época comandada por João Vallim, foi vice-campeã da Copa Paulista, perdendo a final para a Ferroviária. Como o time de Araraquara optou pela disputa da Série D, a vaga da Copa do Brasil foi destinada ao Leão.
A Inter recebeu na primeira fase o Rio Branco/AC e venceu por 1 a 0, gol de Tom, o Barba Assassina. Já na segunda fase, mesmo jogando bem no Moisés Lucarelli, o Leão perdeu para a Ponte Preta por 1 a 0, gol de Yuri, e foi eliminado.
*** *** Outra mudança: o jogador poderá atuar por dois clubes na Copa do Brasil. Mas a regra é bem clara: o atleta só poderá ter atuado até a segunda fase.