Batizado como Nestor, o cavalo vítima de maus-tratos encontrado na noite de terça-feira (25) segue sob os cuidados do Departamento de Bem-Estar Animal. Agora, ele está em um lugar seguro sendo medicado e alimentado. O resgate durou quase 20 horas. Além dos medicamentos e alimentação, foram utilizados cerca de 50 litros de soro para reabilitar o cavalo.

O resgate começou na noite de terça-feira (25), quando o Bem-Estar foi acionado pois havia denúncia do cavalo caído atrás do estacionamento de uma cerâmica. Ao chegar ao local, a veterinária do departamento, Emanoela Tomazella, constatou que ele estava extremamente magro, debilitado e sem forças para se levantar, com sinais de desidratação severa e escore corporal quase zero.
O atendimento emergencial foi feito no local, administrando soro, medicamentos para dor e vitaminas, conseguindo estabilizá-lo temporariamente. Durante a madrugada, o estado do cavalo foi monitorado, mas ele voltou a piorar. Na manhã de quarta-feira (26), novos procedimentos foram realizados para reverter o quadro.
Para o resgate, a Defesa Civil, uma empresa terceirizada e a equipe do Bem-Estar Animal trabalharam em conjunto. Com o uso de uma empilhadeira, foi possível manter o cavalo de pé para que ele pudesse se alimentar. Toda a operação teve início por volta das 19h de terça-feira e só foi concluída às 16h30 de quarta-feira.
Atualmente, o cavalo está abrigado em uma baia segura e segue sendo acompanhado pela equipe do Bem-Estar Animal. O Pelotão Ambiental está atuando na identificação do tutor do animal, que poderá responder por maus-tratos.