O sistema de monitoramento da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) flagrou um ato de vandalismo contra as catracas eletrônicas do Terminal BRT Mercado na noite de terça-feira, 27 de agosto. A ação ocorreu por volta das 23h50 e foi registrada pelas câmeras de segurança do local.
Nas imagens, é possível ver três pessoas praticando evasão de tarifa ao pular as catracas e acessar o terminal pela área destinada a pessoas com mobilidade reduzida. Em seguida, um dos indivíduos retorna e agride a catraca com chutes e socos. Ao perceber que estava sendo filmado, o vândalo tentou danificar a câmera de segurança, chegando a arremessar um extintor de incêndio contra o equipamento.
A Emdec registrou um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil e conseguiu restabelecer o funcionamento das catracas por volta das 8h30 desta quarta-feira (28).
Prejuízos e medidas preventivas
O presidente da Emdec, Vinicius Riverete, ressaltou o impacto negativo que esse tipo de comportamento tem na comunidade: “São estruturas públicas, e os atos de vandalismo interferem na rotina de quem precisa utilizar o transporte público diariamente. Esse tipo de comportamento resulta em prejuízos aos cofres públicos e prejudica a coletividade.”
O Terminal BRT Mercado registra entre três e cinco ocorrências de vandalismo ou tentativas de furto por mês. Para combater esses crimes, a Emdec implementou o projeto “BRT Arte”, que utiliza grafites em estações e terminais para inibir pichações e outros atos de vandalismo.
Monitoramento e segurança
A segurança patrimonial da Emdec realiza, em média, duas abordagens diárias para coibir furtos e vandalismo, especialmente no Corredor BRT Perimetral. Atualmente, 19 estações e terminais do BRT estão equipados com câmeras de monitoramento, operando 24 horas por dia. No entanto, a ativação completa do sistema tem sido prejudicada em alguns pontos devido ao vandalismo e às tentativas de furto de fiação elétrica.
Como denunciar atos de vandalismo
A população pode relatar atos de vandalismo contra as infraestruturas de transporte e mobilidade diretamente para a Emdec através do telefone 118, do portal Fale Conosco, pelo WhatsApp (19) 3731-2910, ou pelo chatbot disponível na página inicial do site da Emdec. Denúncias envolvendo segurança pública podem ser feitas à Guarda Municipal pelo telefone 153.