O Governo de São Paulo anunciou a inclusão de 778 escolas da rede pública estadual no programa de Ensino Integral (PEI) a partir de 2022. Entre as instituições selecionadas quatro são de Limeira (SP): a Escola Estadual Castello Branco na Vila São Cristóvão, a E.E. Irmã Maria de Santo Inocêncio Lima no Jardim Ouro Verde, a E.E. Irmã Maria Gertrudes Cardoso Rebello no Parque Nossa Senhora das Dores e a E.E. Professora Ruth Ramos Cappi no jardim São Pedro.
A expectativa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) é beneficiar 387,3 mil novos estudantes de ensino fundamental e ensino médio em todo o estado. Com as novas adesões, o PEI estará presente em 427 municípios paulistas, em todas as regiões do estado. Atualmente, são 437 mil estudantes atendidos em 1.077 escolas, de 309 cidades.
Confira as escolas que serão atendidas pelo PEI e são de responsabilidade de Diretoria de Ensino de Limeira:
Limeira:
– E.E. Castello Branco
– E.E. – Irmã Maria de Santo Inocêncio Lima
– E.E. Irmã Maria Gertrudes Cardoso Rebello
– E.E. Professora Ruth Ramos Cappi
Artur Nogueira:
– E.E. Professor Armando Falconi
– E.E. Professor José Aparecido Munhoz
Rio Claro:
– E.E. Coronel José Salles
Cosmópolis:
– E.E. Doutor Paulo de Almeida Nogueira
Mais escolas
A ampliação é resultado da participação das 91 Diretorias de Ensino (DEs) no processo de adesão deste ano, disponibilizado entre março e junho.
O número de PEIs será quintuplicado, em comparação a 2018, quando o programa estava presente em 364 unidades escolares. A partir de 2022, serão 1.855.
Dentro do Plano Nacional de Educação (PNE), a Meta 6 – Educação Integral – prevê em seu objetivo 2 que em 2024, no mínimo, 25% dos alunos da Educação Básica sejam atendidos em jornadas de mais de 7 horas. Com as novas PEIs, São Paulo atinge este objetivo, no âmbito de sua rede estadual, já em 2022.
Sobre o PEI
Criado em 2012, o PEI potencializa a melhoria da aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes, nas dimensões intelectual, física, socioemocional e cultural, por meio de um modelo pedagógico articulado a um Modelo de Gestão.
No primeiro, são trabalhadas práticas pedagógicas, como Tutoria, Nivelamento, Protagonismo Juvenil com Clubes Juvenis e Líderes de Turma, além de componentes curriculares específicos, como Orientação de Estudos e Práticas Experimentais, que potencializam a formação integral do estudante a partir do seu Projeto de Vida.
O segundo permite o planejamento, desenvolvimento e acompanhamento das ações pedagógicas, de maneira estruturada.
IDEB e alcance
Os investimentos na jornada integral refletem em melhores notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) já no primeiro ano de implantação do programa.
O crescimento de alunos atendidos pela iniciativa também é destacado por Rossieli. “Em 2019, eram 135 mil estudantes nas 417 PEIs. Em março deste ano, saltamos para 437 mil alunos, um crescimento de 224%”.
– Escolas PEI cresceram 1,2 pontos no IDEB 2019, enquanto as regulares, 0,6.
– Das escolas estaduais de São Paulo, as 33 melhores colocadas no ranking são PEIs.
– 9 das 10 primeiras colocadas de ensino fundamental são PEIs.
95% de satisfação
Em agosto de 2020, pesquisa avaliou a percepção de 13 mil professores e 121 mil estudantes da rede pública estadual envolvidos no PEI:
– De 0 a 10, os professores recomendariam 9,1 as escolas em que atuam aos colegas de profissão;
– De 0 a 10, os estudantes recomendariam 8,5 as escolas em que atuam aos colegas;
– 95% dos professores se sentem satisfeitos ou muito satisfeitos em atuar nas escolas.
Foto: Veloz / Rápido no Ar