A 1ª Cia. da Polícia Militar de Limeira (SP), que é responsável por bairros como Centro, Ernesto Kuhl, região da Santa Casa, entre outros, divulgou nesta semana as estatísticas criminais do primeiro semestre. O comandante da unidade, capitão Herlon de Paula, informou que mesmo diante da pandemia, criminosos tentaram agir e foram impedidos pelas ações policiais.
Os dados do primeiro semestre deste ano foram comparados com o mesmo período do ano passado e, conforme o capitão, houve redução de 23,3% nos casos de roubos, queda de 35,4% na subtração de veículos e redução de 40% no número de vítimas de crimes letais.
Quanto à produção policial, no primeiro semestre foram abordadas 22.203 pessoas, 100 presos, 29 procurados pela Justiça capturados, 19 adolescentes apreendidos, 11 armas de fogo tiradas de circulação e 68 veículos recuperados, além de 2,6 quilos de entorpecentes apreendidos.
Herlon explicou que, mesmo com a pandemia, os criminosos tentaram agir. “A atividade no primeiro semestre refletiu positivamente na diminuição dos principais indicadores criminais, ligados ao nível de violência. Tem-se como evidente que, mesmo com a pandemia, o criminoso tenta agir, mas a ação policial militar tem sido eficiente, melhorando a prevenção e a repressão do crime. Desde o início da pandemia, cobramos do efetivo atenção no policiamento preventivo, executando o planejamento feito para atuação das equipes, dando resultados na inibição de crimes e na prisão e apreensão. Conseguimos atender as nossas duas principais demandas, além das ocorrências via 190”, finalizou.