A cidade de Cordeirópolis (SP) enfrenta um cenário de atenção no combate à dengue. De acordo com o boletim epidemiológico mais recente divulgado pela Prefeitura, com dados atualizados nesta terça-feira (18), o município já registrou 1.666 casos positivos da doença.
Ao todo, foram 3.745 notificações desde o início do ano, sendo que 2.079 casos foram descartados. Ainda conforme o informe, três mortes por dengue foram confirmadas no município. Atualmente, não há óbitos em investigação.
Ações e orientações
A Vigilância Epidemiológica e a Zoonoses do município reforçam que a maior parte dos focos do mosquito Aedes aegypti — transmissor da dengue, zika e chikungunya — é encontrada dentro das próprias residências. Por isso, a Prefeitura pede a colaboração da população com medidas simples, como:
-
Manter a caixa d’água bem fechada e protegida com tela;
-
Eliminar folhas e galhos das calhas;
-
Colocar areia nos pratinhos de vasos de plantas;
-
Manter garrafas sempre com a boca virada para baixo;
-
Fechar bem os sacos de lixo e manter a lixeira tampada.
Mobilização é fundamental
Com o slogan “A dengue pode acabar. Só depende de você!”, a campanha da Prefeitura alerta que o controle da doença exige um esforço coletivo. A eliminação de criadouros é essencial para evitar a proliferação do mosquito.
O boletim é baseado em dados da Vigilância Epidemiológica e Zoonoses, e segue sendo atualizado conforme novas notificações são registradas.