Perder peso é difícil. Não suporto fazer exercícios. Preciso comer um doce. Não gosto de comer salada. Parei de me pesar. Você já ouviu alguma dessas frases? Se você está brigando com a balança ou conhece alguém que esteja tentando perder peso, com toda certeza já fez ou ouviu esse tipo de comentário.
De acordo com a Coach de emagrecimento consciente, Cinthia Madruga, mais de 85% das pessoas que a procuram, utilizam frases como essas (os sabotadores), para justificar o fato de não conseguirem perder peso. A especialista em emagrecimento afirma que o primeiro passo é aceitar. “É preciso aceitar e encarar o problema de frente para conseguir resolvê-lo. A mudança começa de dentro para fora. É preciso mudar a forma de pensar e encarar o problema, os resultados só vão aparecer quando a pessoa optar pelas mudanças de pensamentos, a rotina e os hábitos”, conta
Cinthia conhece muito bem todas as dificuldades e barreiras desse processo. Antes de se tornar coach especialista em emagrecimento consciente baseado na dieta low carb, ela também vivenciou o difícil processo de emagrecimento, pois estava com 30 quilos acima do seu peso ideal.
“Casei com 62 quilos e sempre tive hábitos alimentares errados, minha mente era gorda. Com o casamento, os hábitos pioraram e entre viagens, pizza, vinho e muito chocolate. Não aceitava a imagem que via no espelho, percebia o preconceito das pessoas falando do meu corpo e bateu o desespero. Fiz várias dietas da moda, tomava todos os remédios que lançava no mercado, ficava três horas por dia na academia, fiz duas lipoaspirações, e, por fim, coloquei o balão intragástrico, achando que era minha última saída. Para piorar, tive dificuldade para engravidar, fiquei emocionalmente abalada e quando engravidei não me cuidei, comia tudo o que queria, a hora que queria e cheguei aos 95 quilos”
A mudança definitiva só aconteceu quando resolveu conhecer o processo de Coaching – um conjunto de metodologias e técnicas, cujo objetivo é fazer com que as pessoas se tornem aptas a definir e realizar seus objetivos pessoais ou profissionais.
Para quem ainda não conhece, o processo de coaching utiliza conhecimentos de várias áreas como terapias e filosofias, além de diversas ferramentas, técnicas e estratégias para conseguir buscar solução a curto, médio e longo prazo para os problemas apresentados. No caso do coaching de emagrecimento, é possível mudar o comportamento alimentar, criando hábitos de vida mais saudáveis, duradouros e com isso atingir/manter o peso desejado e evitar o efeito sanfona.
Foi com uma coach de emagrecimento, durante o período de um ano, que Cinthia Madruga conseguiu perder todo o peso que havia ganhado após o casamento, ou seja, 30 quilos. Uma mudança interna que refletiu diretamente no espelho, na balança e, principalmente, em sua saúde física e mental.
“O coaching mudou não apenas meu corpo, mas a minha maneira de pensar e ainda me mostrou o novo caminho profissional que estava buscando, hoje tenho um programa online o “30 dias com Cinthia Madruga”, no qual acompanho com a minha equipe multidisciplinar centenas de mulheres. Tive certeza que minha missão era ajudar as pessoas nesse processo lento e doloroso quanto trilhado sozinho. Para quem está sofrendo com o problema vou apresentar um dos sabotadores que nos atrapalha no processo de emagrecimento”, acrescenta a coach.
Você conhece seu crítico interno? Pois ele te impede de alcançar muitas conquistas. Ele é aquela vozinha interna que faz exatamente o que o nome diz: critica você o tempo todo. Ela é a responsável por fazer você desistir das atitudes que precisa tonar de forma direta. Quando toma uma decisão, ela convence a fazer algo completamente diferente do que planejava.
“No caso do emagrecimento, temos um exemplo constante. Sabe aquela voz que fala repetidamente “deixa para amanhã…deixa para amanhã”, quando você decide iniciar uma dieta ou se exercitar, mas, ao invés de não ouvi-la, a pessoa se auto engana e continua adiando e comendo coisas mais gordurosas e doces possíveis, um caminho para descontar a frustração e ansiedade”, conta Cinthia
Outro sabotador comum é aquela voz que só te leva a encontrar defeitos, em si mesmo, nos outros, nas situações e em absolutamente tudo. Além disso, ele gera a maior parte da sua ansiedade, estresse, raiva, decepções, vergonhas e culpas. “É possível que a pessoa viva focado naquilo que está ou que pode dar errado, faz constantes comparações do que é superior e inferior a cada um. Geralmente se apegam aos fracassos do passado e deixam de dar passos fundamentais para conquistar seus resultados”, fala a coach.
Na maioria dos processos de emagrecimento, esses sabotadores geram pensamentos que estão ligados a todo sentimento negativo, como, por exemplo: “O que tem de errado comigo? As coisas nunca dão certo para mim! Somente comigo acontece isso! Eu não sou capaz de fazer algo melhor! Todos conseguem, menos eu! Eu nunca vou conseguir emagrecer! Já tentei de tudo e não dá certo!”.
Dessa forma, esse sabotador traz à tona a culpa, arrependimento, decepção, frustração, angústia e ansiedade, de forma constante, gerando grande propensão ao estresse e à depressão. Um ponto muito importante e que precisa de atenção é a dificuldade em entender que esta é a autossabotagem, que interfere nas conquistas, na liberdade e principalmente nos resultados
Somente após a descoberta é possível reprogramar a mente com crenças positivas e que sustentem o processo de emagrecimento. Com a ajuda de um coach é possível destruir de vez com o ciclo da autossabotagem. Primeiro passo, descubra os seus sabotadores, fica a dica!