O Parque Cidade é o destino da Carreta da Mamografia do “Programa Mulheres de Peito”. O serviço itinerante, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Saúde em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI), disponibiliza em Limeira exames gratuitos até o dia 23 deste mês.O atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 17h e, aos sábados, das 8h às 12h. Não é necessário agendamento, mas há o limite de 50 senhas que serão entregues a partir das 8h. Aos sábados, serão 25.
Para mulheres de 50 a 69 anos, basta apresentar RG e cartão SUS. Quem tem entre 35 a 49 anos e acima de 70 anos precisa levar encaminhamento médico da rede pública. Caso o pedido médico seja da rede privada, é necessário, antes, solicitar o encaminhamento na rede municipal, por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS?s). Mulheres de Cordeirópolis e Iracemápolis também serão atendidas.
Tanto para pacientes quanto para os profissionais, é exigido o uso de máscara. Os resultados dos exames ficam prontos em dois dias e, em caso de necessidade, as pacientes já são encaminhadas para atendimento para a rede pública de saúde.
Pacientes terão acolhimento especial
No primeiro dia da mamografia, no período da manhã, as mulheres serão recepcionadas pela psicóloga Pollyana Cristina Ribeiro, que descobriu um câncer de mama, está em tratamento e compartilha sua experiência com outras pacientes, além de ser uma incentivadora do diagnóstico precoce.
Da mesma forma, as representantes do Movimento Duda Vive, idealizado pela influenciadora digital de Limeira, Maysa Longhino, em homenagem a uma amiga que faleceu aos 32 anos em decorrência de um câncer de mama, estão no Parque Cidade.
“Homens, incentivem as mulheres”
A carreta esteve em Limeira pela última vez em 2016 e o retorno é fruto de um pedido do deputado estadual Murilo Félix (Podemos) ao governo estadual. “Peço que os maridos, filhos, sobrinhos, netos, amigos incentivem as mulheres a fazerem o exame que pode salvar vidas por meio do diagnóstico precoce do câncer de mama. Homens, incentivem e apoiem as mulheres”, enfatiza.
A gestão do deputado limeirense para a vinda da carreta na cidade teve início depois que todas as vereadoras da Câmara Municipal de Limeira, por meio da Procuradoria da Mulher, apresentaram a ele essa demanda no ano passado. O pedido das vereadoras Mariana Calsa (PL), Lu Bogo (PL), Terezinha Guarnieri (PL), Tatiane Lopes (Podemos) Isabelly Carvalho (PT) e Constância Félix (PDT) também ganhou força recentemente com o movimento Duda Vive.