Três homens foram presos por comercialização ilegal de cigarros eletrônicos em Capivari (SP), nesta sexta-feira (24), numa operação da Polícia Civil denominada “Vape II”, e que resultou na apreensão de mais de 120 unidades de produtos conhecidos como “vape” e mais de 100 unidades de essências usadas em cigarros eletrônicos (vape), sendo que a comercialização é ilegal no Brasil.
Toda a ação policial aconteceu sob o comando da delegada Maria Luisa Dalla Bernardina, que determinou a vistoria de comércios na cidade. Além dos estabelecimentos, os policiais localizaram diversos desses itens com um adolescente no bairro Vila Balan.
De acordo com a polícia, a primeira apreensão foi realizada em um estabelecimento que fica na Avenida Pio XII. O proprietário, de 57 anos, confirmou que vendia os citarros eletrônicos. Em um outro comércio, no bairro São Pedro, também foram encontrados diversos cigarros eletrônicos e essências. Um homem de 33 anos se responsabilizou pelo comércio.
Já no terceiro comércio, à rua XV de Novembro, os policiais apreenderam mais caixas de cigarros eletrônicos, que estavam expostos no balcão de atendimento para a venda. O proprietário, de 32 anos, foi autuado em flagrante.
O adolescente foi conduzido até a delegacia para elaboração do ato infracional. No Brasil, a venda de cigarros eletrônicos é proibida pela Anvisa. Os dispositivos eletrônicos para fumar são proibidos desde 2009 no país. A proibição inclui a comercialização, a importação e a propaganda desse tipo de cigarro.
VAPE II – A operação VAPE II, como foi chamada, deu continuidade à ação que aconteceu em junho deste ano (Operação Vape I), a qual resultou na apreensão de mais de 600 cigarros, pela Polícia Civil em Capivari. No caso desta sexta-feira, os indivíduos irão responder pelo crime de fabricar, vender, expor à venda, ter em depósito para vender ou, de qualquer forma, entregar a consumo coisa ou substância nociva à saúde.