A Câmara Municipal de Limeira, através da Escola Legislativa Paulo Freire, promoveu uma capacitação no dia 11 de agosto, voltada para monitores e professores de grupos da terceira idade. A iniciativa, realizada em parceria com a Procuradoria Especial da Mulher e o Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom), focou no uso da cartilha “Toda mulher merece respeito”. O evento teve lugar no Plenário Vereador Vitório Bortolan.
Estiveram presentes na mesa de honra o presidente do Legislativo, Everton Ferreira (PSD), a Procuradora Especial da Mulher, Mariana Calsa (PL), a diretora de proteção social do município, Vanderléia Serrano, e o chefe de atendimento ao munícipe, Wagner Fernandes. A palestra foi ministrada pela consultora técnica da Casa, doutora Amanda Marques de Oliveira.
Mariana Calsa ressaltou a necessidade de colaboração entre o Poder Legislativo e o Executivo para combater a violência contra mulheres e idosos. Ela enfatizou a importância de disseminar as informações contidas na cartilha para alcançar uma ampla gama de pessoas, incluindo homens e famílias.
Vanderléia, representando o Ceprosom, enfatizou a relevância de denunciar casos de violência contra idosos, especialmente considerando que muitos ocorrem no ambiente doméstico. Everton Ferreira elogiou a Procuradoria da Mulher e reconheceu a importância da participação de todos no evento, destacando o papel crucial de cada um como multiplicadores de informação.
Amanda Marques, durante sua apresentação, baseou-se na Lei Maria da Penha para discutir diferentes tipos de violência contra mulheres e idosos. Ela também apresentou estatísticas alarmantes do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, revelando que 81% dos casos de violência ocorrem na residência da vítima, com 64% dos agressores sendo filhos das vítimas.