Um caso de maus-tratos contra o um cão mobilizou hoje (25) a Polícia Militar, por meio da 5ª Cia., e também agentes do setor de Bem-estar Animal da Prefeitura de Limeira (SP). Após um cão escapar da residência, o proprietário o localizou, o colocou na corrente, amarrou num carro e passou a arrastar o animal nas ruas do Jardim Graminha. Um popular viu a situação e denunciou.
A denúncia foi feita ao telefone 156 da Prefeitura e o Bem-estar Animal foi comunicado. Conforme o PM cabo Romualdo, que atuou no caso junto com o cabo Eliton. “Há uma parceria entre os dois órgãos e a denúncia ao 156 foi extremamente importante. Assim que houve a comunicação, fomos avisados e partimos para o bairro”, comunicou.
Os PMs e os fiscais conseguiram encontrar a testemunha e ela confirmou a denúncia feita pelo telefone, ou seja, de que um morador da Rua Antonio Siqueira tinha arrastado seu cão por vários quarteirões. Com a informação, os agentes foram até o endereço e encontraram o autor, um homem de 50 anos. Ele confessou que, após seu animal escapar, o colocou na corrente, amarrou a corrente no carro e puxou o animal por vários quarteirões.
Fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e um veterinário também estiveram no local e lesões no animal foram constatadas. Os policiais apresentaram o autor no 2º Distrito Policial (DP) e ele foi qualificado como autor por abuso contra animais. Como não havia local adequado para deixar o cão, o animal foi entregue ao próprio dono, mas ele se comprometeu a cuidar do cachorro até que outras medidas sejam adotadas.
Além do registro do caso na Polícia Civil, foi aplicada multa de R$ 2,7 mil. O caso segue sob investigação.