A Secretaria de Saúde de Campinas confirmou nesta terça-feira (18) o segundo caso de febre amarela em 2025. O paciente, um homem de 55 anos, frequenta o distrito de Sousas para atividades recreativas e apresentou os primeiros sintomas em 27 de janeiro. Ele foi internado em um hospital particular no dia 30 e recebeu alta no dia 4 de fevereiro, evoluindo para cura.
O diagnóstico foi confirmado pelo Instituto Adolfo Lutz, e a Secretaria de Saúde não encontrou registro de vacinação do paciente.
A cidade já havia registrado, em 6 de fevereiro, a primeira morte por febre amarela no ano, um homem de 39 anos, morador de uma área rural de Sousas, que também não era vacinado.
Nova morte de macaco confirma circulação do vírus
A Secretaria de Saúde também confirmou a segunda morte de um macaco infectado pelo vírus. O animal foi encontrado sem vida em uma área de mata próxima ao Rio Atibaia, em Sousas, no dia 2 de fevereiro.
Embora não transmitam a doença, os primatas funcionam como indicadores da circulação do vírus, uma vez que, quando infectados, dificilmente sobrevivem.
Vacinação é reforçada em áreas de risco
Diante do aumento dos casos, a Prefeitura intensificou a vacinação casa a casa em Sousas, iniciada em 5 de fevereiro, aplicando 2.071 doses até o dia 15. Equipes de 22 centros de saúde já participam da ação, e mais quatro unidades entrarão na estratégia até o fim da semana.
📍 Áreas prioritárias para vacinação domiciliar:
✅ Bairros rurais, periurbanos e regiões de mata, onde há maior risco de transmissão.
Quem deve se vacinar?
💉 Todos os moradores de Campinas a partir de 9 meses que ainda não receberam a dose devem procurar um Centro de Saúde (CS).
💉 A vacinação é seletiva: pessoas a partir de 5 anos que já tomaram uma dose ao longo da vida não precisam de reforço.
💉 Crianças de 6 a 8 meses: recebem uma dose emergencial durante a campanha.
💉 Pessoas com 60 anos ou mais: vacinação será avaliada conforme histórico de saúde.
💉 Gestantes e lactantes: são orientadas a suspender a amamentação por 10 dias após a vacinação.
Onde se vacinar?
📍 As doses estão disponíveis nos centros de saúde de Campinas.
📍 Confira os endereços e horários no site: vacina.campinas.sp.gov.br.
Febre amarela: sintomas e riscos
⚠ Febre repentina e calafrios
⚠ Dor de cabeça intensa
⚠ Náuseas e vômitos
⚠ Sangramentos no fígado, cérebro e rins em casos graves
A febre amarela silvestre é transmitida por mosquitos Haemagogus e Sabethes em regiões fora dos centros urbanos. No Brasil, o último caso de febre amarela urbana ocorreu em 1942. Campinas não registrava casos em humanos desde 2017 e em macacos desde 2019.